O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou, durante entrevista à TV Mirante, nesta segunda-feira, 6 de outubro, que o Maranhão é uma das prioridades na retomada de obras habitacionais pelo país. No estado, Lula participou da entrega de 2.837 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, no Residencial Canto da Serra, em Imperatriz (MA). O empreendimento recebeu investimento de mais de R$ 358,6 milhões do Governo do Brasil e vai beneficiar mais de 11 mil pessoas, entre elas 1.619 famílias atendidas por programas sociais, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que receberão as moradias totalmente subsidiadas.
“Nós encontramos no Maranhão 22 mil moradias em 107 municípios paralisadas. Quando você está inaugurando um conjunto habitacional com 2.870 casas, você não está inaugurando apenas um conjunto habitacional, está inaugurando uma cidade. E essa cidade precisa de transporte, escola, creche, área de lazer. A gente precisa criar todas as condições”, afirmou.
DIGNIDADE — Na conversa com a jornalista Carla Lima, o presidente destacou a importância de tratar com dignidade as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade. “O povo é pobre, mas o povo tem que ser tratado com respeito. Ninguém quer morar em chiqueiro. As pessoas querem uma casa digna, que tenha escola, médico, lugar para comprar e brincar”, declarou.
SEGURO DEFESO — O presidente também destacou o rigor na fiscalização de programas sociais no estado, como o Seguro Defeso, utilizado por pescadores artesanais durante o período de proibição da pesca. “A seriedade que a gente tem que dar nesses projetos de inclusão social é enorme. A gente tem que dar o benefício para quem tem direito. Se alguém que não tem direito usa, quem precisa não recebe. Por isso, estamos fiscalizando com seriedade. O dinheiro é do povo, voltando para o povo em forma de benefício”, afirmou.
Via Planalto