Um mês para a COP30: parceria da TVT com Agência Pública explica detalhes da conferência

Dicionário da COP30 é uma série de dez vídeos que apresenta os principais temas da conferência global sobre mudança do clima
um-mes-para-cop-30-parceria-tvt-e-agencia-publica-para-o-brasil-a-conferencia-tambem-sera-um-momento-de-reafirmar-a-meta-de-desmatamento-zero-ate-2030-foto-marcelo-camargo-agencia-brasil-tvt-news
Para o Brasil, a conferência também será um momento de reafirmar a meta de desmatamento zero até 2030. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Daqui exatamente 30 dias, em 10 de novembro, começará a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém do Pará. A região amazônica será palco do encontro de delegações de 196 países para buscar soluções que reduzam o aquecimento global. Em parceria com a Agência Pública, a TVT produziu o Dicionário da COP30 uma série de vídeos que explicam os principais temas da conferência global. Entenda em TVT News.

Dicionário da COP30

O Dicionário da COP30 é uma série de dez vídeos produzidos em parceria com a Agência Pública, de jornalismo investigativo. Os vídeos serão publicados nas redes sociais e exibidos durante a programação da TVT e também ao longo do programa Bom Dia Fim do Mundo, no qual Giovana Girardi, Marina Amaral e Ricardo Petro tratam das notícias mais relevantes da semana sob a ótica da crise climática. O videocast vai ao ar às quintas-feiras, às 18h30, no canal 555 da parabólica digital e 44.1 na Grande São Paulo.

Em entrevista ao Jornal TVT News Segunda Edição, Sofia Amaral, coordenadora de podcasts e parcerias da Agência Pública, explica que o Dicionário da COP30 funciona como um glossário de termos da área de clima e diplomacia, que podem ser confusos para o público geral.

Sofia defende que é importante apresentar informação de qualidade para que a sociedade possa se mobilizar em prol de cobrar dos governantes uma melhor condução do país e do planeta. A coordenadora afirma que a esperança é um componente importante nas discussões sobre o clima: “não uma esperança ingênua, mas de que é possivel se mobilizar politicamente para cobrar e mudar atitudes de governo”.

COP30

A 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30) é o espaço mais relevante para que líderes mundiais negociem compromissos e medidas de redução das emissões de gases de efeito estufa. Em Belém, pela primeira vez, esses debates ocorrerão dentro da própria floresta que concentra a maior biodiversidade do planeta e que também figura entre os pontos mais vulneráveis às mudanças climáticas.

O governo brasileiro tem reiterado que a COP 30 será uma vitrine para demonstrar os avanços do país na proteção ambiental e na redução do desmatamento. Mais do que isso, o encontro é visto como uma oportunidade para consolidar mecanismos de financiamento internacional destinados à preservação da floresta e ao desenvolvimento sustentável da região amazônica. A expectativa é que Belém receba mais de 70 mil pessoas entre chefes de Estado, cientistas, ambientalistas e representantes da sociedade civil.

Entre os principais objetivos da COP 30 está a negociação de novos compromissos de mitigação das emissões, além da consolidação do Fundo de Perdas e Danos, que prevê apoio financeiro a países mais vulneráveis aos impactos climáticos. Para o Brasil, a conferência também será um momento de reafirmar a meta de desmatamento zero até 2030 e de buscar parcerias internacionais que apoiem a transição para uma economia de baixo carbono.

Governos estaduais da Amazônia Legal, organizações da sociedade civil e lideranças indígenas também já se articulam para levar suas pautas à conferência. A expectativa é que a COP em Belém seja marcada por uma forte presença de comunidades tradicionais, que são as guardiãs do território e que mais sofrem os impactos da degradação ambiental.

A realização da COP 30 em Belém é um chamado para que a humanidade olhe para a Amazônia não apenas como patrimônio brasileiro, mas como condição de sobrevivência para todos os povos.

Assuntos Relacionados