A nova Data Fifa, iniciada na quarta-feira (8), pode aumentar consideravelmente o número de seleções garantidas na Copa do Mundo de 2026. Até o momento, 20 equipes já asseguraram vaga, mas outras 19 têm chances de se classificar até a próxima semana. Destas, nove podem confirmar presença até terça-feira (14), com sete vagas em disputa na África e duas na Ásia ao longo dos próximos dias. Entenda mais em TVT News.
O Brasil já carimbou seu passaporte, assim como Argentina, Uruguai, Equador, Colômbia e Paraguai, todos classificados ao término das Eliminatórias Sul-Americanas. Canadá, Estados Unidos e México também estão garantidos no torneio por serem os países anfitriões do Mundial.
Europa
Na Europa, oito seleções estão próximas de garantir lugar na competição ainda neste mês de outubro. França, Espanha, Portugal, Inglaterra, Croácia, Noruega, Suíça e Eslováquia dependem apenas de resultados simples para sacramentar a classificação.
No Grupo D, a França precisa vencer os confrontos contra o Azerbaijão e a Islândia. Caso o atual segundo colocado da chave não some mais de cinco pontos nessas duas rodadas, os franceses assegurarão a classificação de forma antecipada.
Já no Grupo E, a Espanha vive uma situação parecida. Líder da chave, a equipe precisa vencer a Geórgia e a Bulgária, ambas em partidas disputadas em casa. Além disso, depende de uma combinação de resultados para que o vice-líder não ultrapasse a marca de cinco pontos, o que garantiria a vaga dos espanhóis no Mundial.
Portugal também está muito próximo de garantir presença no torneio de 2026. No Grupo F, a equipe comandada por Roberto Martínez enfrenta Irlanda e Hungria em Lisboa. Com duas vitórias e um tropeço do segundo colocado, os portugueses asseguram a vaga.
A Noruega, que disputa apenas uma partida nesta Data Fifa por integrar um grupo com cinco seleções, também pode se classificar. Para isso, precisa vencer e torcer para que Israel e Itália somem no máximo dois pontos até o fim da rodada.
A Inglaterra pode garantir presença no Mundial com uma vitória sobre a Letônia na terça-feira (14), desde que a Sérvia não vença a Albânia no sábado (11).
E a Croácia precisa superar a República Tcheca e Gibraltar, além de torcer para que as Ilhas Faroe arranquem ao menos um empate dos tchecos no domingo (12).
Já a Eslováquia depende de triunfos contra Irlanda do Norte e Luxemburgo, somados a tropeços do atual vice-líder do grupo para confirmar participação no torneio.
África
Nas Eliminatórias Africanas, o Egito confirmou presença na Copa ao vencer Djibuti, lanterna do Grupo A. Com o resultado, os egípcios asseguraram a liderança da chave, enquanto Burkina Faso ficou com a segunda colocação e ainda mantém esperanças de avançar via repescagem continental. Por outro lado, Serra Leoa e Guiné-Bissau foram eliminadas após derrotas que encerraram suas chances.
No Grupo D, Cabo Verde esteve perto de garantir a classificação antecipada, mas empatou em 3 a 3 com a Líbia em Trípoli. Os líbios chegaram a abrir vantagem, mas os cabo-verdianos reagiram com gols de Arcanjo, Cabral e Semedo. Lopes (contra), Elsa e Al Shalwi marcaram para os anfitriões. Com o empate, a definição ficou para a última rodada, marcada para segunda-feira (13).
Cabo Verde lidera com 20 pontos, seguido por Camarões, que venceu as Ilhas Maurício por 2 a 0 e chegou aos 18. A Líbia soma 15 e Angola, após empate com Essuatíni, tem 11. Na rodada final, Cabo Verde recebe Essuatíni, Camarões enfrenta Angola em casa e a Líbia visita as Ilhas Maurício.
No Grupo I, Gana deu um passo importante ao golear a República Centro-Africana por 5 a 0 no Marrocos, com gols de Salisu, Pantsil, Djiku, Jordan Ayew e Sulemana. A seleção chegou a 22 pontos, liderando a chave, enquanto Madagascar, que venceu Comores por 2 a 1, aparece com 19. Mesmo que as duas equipes empatem em pontos, Gana tem ampla vantagem no saldo de gols (16 contra 8). Para superar os ganeses, Madagascar precisaria aplicar uma goleada sobre Mali e torcer por derrota de Gana diante de Comores.
Mali, Comores e República Centro-Africana foram eliminados nesta rodada. As Eliminatórias africanas contam com nove grupos — oito com seis seleções e um com cinco. Os líderes de cada grupo avançam diretamente ao torneio, enquanto os quatro melhores segundos colocados disputarão uma repescagem continental, que definirá um representante para a repescagem mundial.
Ásia e Concacaf
Na Ásia, seis seleções já garantiram presença em junho: Irã, Uzbequistão, Coreia do Sul, Jordânia, Japão e Austrália. A quarta fase, entre os dias 8 e 14 de outubro, definirá mais dois classificados. O Grupo A reúne Catar, Emirados Árabes Unidos e Omã, enquanto o Grupo B conta com Arábia Saudita, Indonésia e Iraque. Os vencedores de cada grupo avançam diretamente.
Na Concacaf, Jamaica e Honduras ainda têm chances de garantir classificação antecipada. Os jamaicanos precisam vencer os dois jogos e torcer para que o segundo colocado não ultrapasse cinco pontos. Já Honduras depende de duas vitórias e que o vice-líder não some mais de três pontos.
Veja quais seleções podem se classificar nesta Data Fifa:
América do Norte e Central:
- Honduras – 1° lugar do grupo C
- Jamaica – 1° lugar do grupo B
África:
- Argélia – 1° lugar do grupo G
- Cabo Verde – 1° lugar do grupo D
- Costa do Marfim – 1° lugar do grupo F
- Egito – 1° lugar do grupo A
- Gana – 1° lugar do grupo I
- Senegal – 1° lugar do grupo B
Europa:
- Croácia – 1° lugar do grupo L
- Eslováquia – 1° lugar do grupo A
- Espanha – 1° lugar do grupo E
- França – 1° lugar do grupo D
- Inglaterra – 1° lugar do grupo K
- Noruega – 1° lugar do grupo I
- Portugal – 1° lugar do grupo F
- Suíça – 1° lugar do grupo B
Quais países já estão na Copa do Mundo (até agora)?
- Canadá (país sede)
- EUA (país sede)
- México (país sede)
- Argentina (América do Sul)
- Irã (Ásia)
- Japão (Ásia)
- Nova Zelândia (Oceania)
- Uzbequistão. (Ásia)
- Coreia do Sul (Ásia)
- Jordânia (Ásia)
- Austrália (classificada pela Ásia)
- Brasil (América do Sul)
- Equador (América do Sul)
- Uruguai (América do Sul)
- Colômbia (América do Sul)
- Paraguai (América do Sul)
- Marrocos (África)
- Tunísia (África)
- Egito (África)
- Argélia (África)
Leia mais
Fifa apresenta Trionda, a bola oficial da Copa do Mundo de 2026
Fifa apresenta trio de mascotes para a Copa do Mundo de 2026
Copa do Mundo: Brasil encerra Eliminatórias com a pior campanha da história
Copa do Mundo 2026: sorteio dos grupos acontece em dezembro nos EUA