Lula se reúne com o presidente da Finlândia em compromisso pré-COP30

Lula destacou que a COP30 será a COP da verdade e o momento em que os líderes mundiais deverão firmar compromisso
reuniao-lula-finlandia-cop30-foto-ricardo-stuckert-pr-tvt-news
Ao afirmar que 70% do território da Finlândia é coberto por florestas, o presidente Stubb comprometeu-se a analisar o TFFF e reiterou seu apoio à realização da COP30. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve encontro bilateral com o presidente da Finlândia, Alexander Stubb, na manhã desta quarta-feira, 5 de novembro, no contexto da Cúpula de Líderes de Belém (PA), a COP30, que tem início nesta quinta, dia 6. Confira na TVT News.

Lula agradeceu o engajamento da Finlândia nos debates sobre enfrentamento à mudança do clima. Destacou que a COP30 será a COP da verdade e o momento em que os líderes mundiais deverão firmar um compromisso com a ciência e com a sustentabilidade do planeta. Informou que o Brasil já reduziu o desmatamento na Amazônia em 50% desde o início de seu terceiro mandato e reiterou a meta de zerar o desmatamento em todos os biomas até 2030.

Nesse sentido, apresentou o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF) como um dos principais resultados da COP30. O TFFF será um mecanismo de financiamento inovador que remunerará investidores ao mesmo tempo em que vai gerar renda para os países que preservam suas florestas. O Brasil já anunciou aporte de 1 bilhão de dólares ao TFFF e espera que mais países possam integrar a iniciativa a ser lançada amanhã na Cúpula de Belém.

Ao afirmar que 70% do território da Finlândia é coberto por florestas, o presidente Stubb comprometeu-se a analisar o TFFF e reiterou seu apoio à realização da COP30 em Belém.

O presidente Lula também convidou a Finlândia a se somar ao Compromisso de Belém pelos Combustíveis Sustentáveis, destacando a importância dos biocombustíveis na transição para economias de baixo carbono. Sublinhou as oportunidades que um novo paradigma energético abre para os países em desenvolvimento, sobretudo na África e na América Latina.

Ambos os mandatários apoiaram a assinatura do Acordo MERCOSUL-União Europeia por ocasião da Cúpula do MERCOSUL, que será realizada no Rio de Janeiro, em dezembro.

Por Secom/PR

Assuntos Relacionados