Nesta sexta-feira (7), a agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva será marcada pela foto oficial entre os líderes que estão na Cúpula do Clima da COP30, reuniões bilaterais com a Alemanha e com Moçambique. Saiba mais na TVT News.
- 10h00 – Fotografia oficial da Cúpula do Clima
- 10h30 – Sessão Plenária da Cúpula do Clima (continuação)
- 11h00 – Segunda Sessão Temática da Mesa de Líderes: “Transição Energética”Parque da Cidade, Mesa Redonda de Líderes
- 12h30 – Reunião bilateral com o Primeiro-Ministro da Alemanha, Friedrich Merz
- 15h00 – Reunião bilateral com o Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo
- 16h00 – Terceira Sessão Temática da Mesa de Líderes: “10 Anos do Acordo de Paris: Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) e Financiamento”
O dia começa com a beleza de uma grande foto de família, como é conhecida a foto oficial dos representante dos países que participam da Cúpula do Clima da COP30.
Na sequência, os sorrisos são deixados de lado para focar com seriedade na continuidade da sessão plenária da Cúpula do Clima. Na abertura que aconteceu na quinta-feira (6), o presidente Lula deu o tom de como o diálogo deve ocorrer nos próximos dias:
“É o momento de levar a sério os alertas da ciência. É hora de encarar a realidade e decidir se teremos ou não a coragem e a determinação necessárias para transformá-la. […] Estou convencido de que, apesar das nossas dificuldades e contradições, precisamos de mapas do caminho para, de forma justa e planejada, reverter o desmatamento, superar a dependência dos combustíveis fósseis e mobilizar os recursos necessários para esses objetivos”, disse Lula.
Por volta das 12h30, quando muitos líderes vão almoçar, Lula irá se encontrar com o primeiro-ministro da Alemanha, Friedrich Merz. A expectativa é que as reunião feche um valor de investimento para o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês) para ser anunciado ainda hoje.
O mesmo tema deve ser abordado na reunião bilateral com o presidente de Moçambique, Daniel Chapo, mas no outro sentido já que o país do leste africano possui florestas tropicais que podem ser beneficiadas com o TFFF.
Para finalizar o dia, os líderes internacionais irão se reunir para debater os 10 anos do Acordo de Paris. O presidente Lula também antecipou no discurso na Cúpula do Clima e em outras ocasiões que deve elogiar e defender o Acordo de Paris, mas fazendo críticas de que é necessário empenho dos países para cumprir com todas as metas e fazer esforços para realizar a transição energética.
