O futuro do transporte público no estado de São Paulo com Tarifa Zero será discutido no próximo dia 13 de novembro de 2025, com a realização do Seminário Tarifa Zero Já: Caminhos para a Mobilidade Sustentável nos Municípios Paulistas proposto pelo deputado estadual Luiz Claudio Marcolino. Entenda na TVT News.
O evento será na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), às 14h, é aberto ao público e discutirá a viabilidade e a importância da tarifa zero no transporte público, que já é direito para moradores de 45 cidades paulistas.
Desses municípios que já não cobram a tarifa pelo uso do transporte público, 42 têm aplicado o modelo universal, ou seja, em nenhum dia da semana os usuários pagam para usar o ônibus. Já em três deles, o benefício é concedido apenas alguns dias ou em um dia e no fim de semana, como acontece na Capital que aos domingos o uso dos ônibus é gratuito.
No seminário, representantes de cidades como São Caetano do Sul, Itapetininga, São Caetano do Sul, Penápolis, Pirapora do Bom Jesus e o município de Maricá, no Rio de Janeiro vão apresentar como foi a implantação da Tarifa Zero e a manutenção, custo e melhorias na prestação desse serviço à população.
Tarifa Zero
Para o deputado Marcolino, coordenador da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento das Regiões Metropolitanas e Consórcios Intermunicipais, a proposta de tarifa zero busca garantir o direito de ir e vir a todos os paulistas, especialmente à população de baixa renda, que enfrenta diariamente o peso do custo das passagens no orçamento familiar. O investimento que cada cidadão faz mensalmente, usando dois ônibus por dia (ida e volta), chega a 25% do salário-mínimo (R$ 1.518,00).
“O transporte público é um serviço essencial, a exemplo da saúde e da educação, e financiado de forma solidária pelo conjunto da sociedade. Não é possível falar em inclusão social se as pessoas não têm condições de se deslocar para o trabalho, para estudar, para o lazer. O transporte é um direito básico e precisa ser tratado como política pública de Estado”, afirmou.
De acordo com Giancarlo Gama, da Jevy Cidades, a tarifa zero promove vantagens para as cidades, como o desenvolvimento do comércio e não há necessidade do modelo ser municipalizado, pode continuar terceirizado.
Autoridades como o deputado estadual Maurici, o deputado federal Jilmar Tatto, além de representantes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) confirmaram presença para discutir a tarifa zero como direito da população.
Além da inclusão no transporte público coletivo que a gratuidade oferece, o deputado Marcolino ressalta que ela também contribui para ampliar a sustentabilidade nas cidades, à medida que provoca a redução dos congestionamentos no trânsito, reduz emissão de poluentes dos veículos e melhora a segurança do trânsito”, afirmou o deputado Marcolino.
Serviço:
Evento: Seminário Tarifa Zero Já: Caminhos para a Mobilidade Sustentável nos Municípios Paulistas
Data e hora: 13 de novembro de 2025, às 14h
Local: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) – auditório Teotônio Vilela
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, 201 – Moema/SP
