A data Fifa de novembro será decisiva para dezenas de seleções que ainda sonham com a Copa do Mundo de 2026. A partir desta quinta-feira (13), 52 equipes entram em campo em busca de uma das 20 vagas restantes, ou, pelo menos, de uma chance extra via repescagem. Entenda mais em TVT News.
Europa
Na Europa, continente com o maior número de representantes, serão 16 seleções no Mundial. Até agora, apenas a Inglaterra está confirmada. Nesta data Fifa, mais 11 equipes se classificarão diretamente, enquanto outras 16 disputarão a repescagem europeia, que definirá as últimas quatro vagas destinadas ao continente.
Bélgica, Portugal, França, Croácia e Holanda precisam apenas de uma vitória simples para garantir presença no Mundial.
Espanha, Noruega, Áustria e Suíça também podem se classificar com um triunfo, mas dependem de resultados paralelos.
A Alemanha lidera o Grupo A, empatada em pontos com a Eslováquia, e terá de confirmar a vaga nas duas partidas restantes. Já a Itália vive situação delicada: ocupa o segundo lugar do Grupo I, três pontos atrás da líder Noruega. As duas seleções se enfrentam no San Siro, no domingo, em duelo decisivo. Quem terminar em segundo ainda terá a chance de disputar a repescagem europeia, junto com os outros vice-líderes e quatro equipes vindas da Liga das Nações.
África
Na África, as nove vagas já foram preenchidas, mas ainda resta a definição de quem será o representante na repescagem. O processo será decidido em jogos únicos realizados em Rabat, no Marrocos. Nesta quinta-feira (13), Nigéria enfrenta o Gabão e Camarões encara o Congo. Os vencedores se encontram no domingo, dia 16, para decidir quem terá mais uma chance de buscar a classificação.
Até o momento, o continente africano já tem nove seleções classificadas para a Copa do Mundo: Senegal, Costa do Marfim, África do Sul, Cabo Verde, Gana, Argélia, Egito, Marrocos e Tunísia.
Ásia
Na Ásia, todas as vagas diretas já foram preenchidas. Resta apenas definir quem disputará a repescagem intercontinental. Emirados Árabes Unidos e Iraque se enfrentam em jogos de ida e volta, o primeiro nesta quinta-feira e o segundo na próxima terça, dia 18. O vencedor terá a chance de buscar a vaga em março.
Concacaf
Na Concacaf, a confederação terá pelo menos seis seleções no Mundial. Além dos três países-sede, os líderes dos três grupos das Eliminatórias também garantem vaga direta. Suriname, Jamaica e Honduras estão na frente atualmente, mas precisam confirmar a liderança nas duas últimas rodadas desta semana. Caso percam posições, os dois melhores segundos colocados seguirão para a repescagem. El Salvador, Guatemala, Curaçao, Trinidad e Tobago, Costa Rica, Haiti, Panamá e Nicarágua ainda estão na disputa.
América do Sul e Oceania
Conmebol (América do Sul) e OFC (Oceania) são, até agora, as únicas confederações com todas as vagas definidas para o torneio. Além dos classificados diretos, Bolívia e Nova Caledônia disputarão em março a repescagem intercontinental, que também contará com representantes da África (CAF), Ásia (AFC) e América Central e do Norte (Concacaf).
O Brasil já carimbou seu passaporte, assim como Argentina, Uruguai, Equador, Colômbia e Paraguai, todos classificados ao término das Eliminatórias Sul-Americanas. Canadá, Estados Unidos e México também estão garantidos no torneio por serem os países anfitriões do Mundial.
Quais países já estão na Copa do Mundo (até agora)?
- Canadá (país sede)
- EUA (país sede)
- México (país sede)
- Argentina (América do Sul)
- Irã (Ásia)
- Japão (Ásia)
- Nova Zelândia (Oceania)
- Uzbequistão. (Ásia)
- Coreia do Sul (Ásia)
- Jordânia (Ásia)
- Austrália (classificada pela Ásia)
- Brasil (América do Sul)
- Equador (América do Sul)
- Uruguai (América do Sul)
- Colômbia (América do Sul)
- Paraguai (América do Sul)
- Marrocos (África)
- Tunísia (África)
- Egito (África)
- Argélia (África)
- Gana (África)
- Cabo Verde (África)
- África do Sul (África)
- Catar (Ásia)
- Inglaterra (Europa)
- Senegal (África)
- Costa do Marfim (África)
- Arábia Saudita (Ásia)
