No mês da Consciência Negra, histórias aproximam público das raízes africanas

Programação gratuita do Itaú Cultural destaca narrativas africanas e afro-brasileiras para crianças
Historias-que-encantam-aproximam-o-publico-das-raizes-africanas-thais-namai-divulgacao-tvt-news
“Histórias que encantam” é uma série de contações conduzida pelo núcleo Agbalá Conta e acontece aos sábados. Foto: Thais Namai/Divulgação

Novembro, mês dedicado às comemorações da Consciência Negra, O Itaú Cultural tem programação voltada para aproximar crianças e adultos das tradições africanas e afro-brasileiras. Saiba mais na TVT News.

Programação “Histórias que encantam” aproxima público das raízes africanas

O projeto Histórias que encantam é uma série de contações conduzida pelo núcleo Agbalá Conta, que há 15 anos se dedica a pesquisar e difundir narrativas pretas. As apresentações ocorrem aos sábados, às 11h30, no Bulevar do Rádio, espaço ao ar livre ao lado da instituição, na Avenida Paulista.

Quem conduz as sessões é a arte-educadora Giselda Perê, fundadora do núcleo, acompanhada da cabaça mágica Agbalá, que se “abre” ao som de um encantamento entoado pelo público. A cada semana, novas histórias e brincadeiras emergem desse ritual, aproximando espectadores das ancestralidades negras, de suas cosmologias e de seus modos de contar.

A programação destaca a pluralidade das culturas africanas e brasileiras. Em 22 de novembro, a contação adapta para a oralidade obras de autores pretos baianos, entre elas As tranças de minha mãe, de Ana Fátima, e Themba, o menino rei, de Marcos Cajé. A última apresentação do mês, em 29 de novembro, traz a história autoral As pulseiras de ouro de Oyá, que imagina a infância da deusa iorubá Iansã às margens do rio Níger. As sessões contam com trilha sonora ao vivo de Carol Nascimento e Wellington Ngunga.

Enquanto as narrativas africanas são o eixo da programação de sábado, os domingos ampliam as possibilidades de criação e descoberta. A oficina Dobras e Descobertas, das 11h às 13h, convida o público a explorar dobraduras e colagens com papéis de diferentes cores e texturas. 

A agenda também inclui teatro. Aos domingos, às 16h, a Cia Fabulinhando apresenta o espetáculo A Botija, Um Pequeno Inventário de Histórias Fantásticas do Nordeste Brasileiro, que resgata mitos e personagens clássicos da tradição oral nordestina. A peça segue em cartaz até 30 de novembro e exige reserva prévia pelo site do Itaú Cultural.

Toda a programação é gratuita e aberta ao público. As atividades realizadas no Bulevar do Rádio não exigem inscrição, basta chegar, sujeito à lotação. Já para o espetáculo teatral, os ingressos devem ser garantidos com antecedência.

O Itaú Cultural fica na Avenida Paulista, 149, próximo à estação Brigadeiro do metrô, e funciona de terça a sábado, das 11h às 20h, e aos domingos e feriados, das 11h às 19h.

Serviço

Histórias que encantam, com o núcleo Agbalá Conta 

8, 15, 22 e 29 de novembro (sábado), às 11h30 

Uma contação diferente a cada dia, respectivamente: 

  • Quantas Áfricas têm na África? 
  • Brinquedos e histórias de cantar e encantar 
  • Do livro para a boca 
  • As pulseiras de ouro de Oyá 

Local: no Bulevar do Rádio (espaço ao ar livre ao lado do Itaú Cultural, na Rua Leôncio de Carvalho) 

Classificação indicativa: livre 

Duração: 45 min

Leia mais notícias na TVT News

Assuntos Relacionados