Confira aqui o gabarito Enem 2025. O Inep divulgou o gabarito oficial do 2° dia do Enem 2025. Veja quantas questões você acertou com a TVT News.
Gabarito oficial do Enem 2025
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os gabaritos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Verifique a cor da sua prova e veja os gabaritos oficiais.
Gabarito da prova cinza do Enem

Gabarito da prova amarela do Enem

Gabarito da prova verde do Enem

Gabarito da prova azul do Enem

Confira os PDFs dos gabaritos do Enem
- Gabarito oficial prova verde
- Gabarito oficial prova azul
- Gabarito oficial prova cinza
- Gabarito oficial prova amarela
O estudante também pode conferir os gabaritos oficiais do Enem no link do Inep.
Veja aqui o gabarito oficial do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio de 2025.
Gabarito oficial Enem 2025: confira quantas questões você acertou no 1° dia de provas.
- Gabarito oficial prova azul 1° dia do Enem
- Gabarito oficial prova branca 1° dia do Enem
- Gabarito oficial prova amarela 1° dia do Enem
- Gabarito oficial prova verde 1° dia do Enem
Leia a nota do Inep sobre questões anuladas do Enem
De acordo com o Inep, foram identificadas “similaridades pontuais” entre questões divulgadas nas redes sociais e itens presentes na prova, embora nenhuma pergunta tenha sido apresentada exatamente como na versão aplicada em 2025. O Inep também diz que a Polícia Federal foi acionada para apurar o caso.
Leia a íntegra da nota do Inep sobre as questões anuladas:
1 – O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reafirma a isonomia, lisura e validade das provas do Enem 2025.
2 – Ao identificar relatos de antecipação de questões similares às do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, a equipe técnica que faz parte da comissão assessora responsável pela montagem das provas analisou as circunstâncias e decidiu, com base em informações sobre a montagem do teste, pela anulação de três itens aplicados na prova.
3 – O Enem utiliza a Teoria da Resposta ao Item (TRI) para apuração de seus resultados. A metodologia demanda que os itens sejam pré-testados. Os estudantes que participam de pré-testes têm contato com itens que podem vir a compor o Enem em alguma edição.
4 – Nenhuma questão foi apresentada tal qual na edição de 2025 do exame. Na divulgação observada nas redes sociais, foram identificadas similaridades pontuais entre os itens.
5 – A Polícia Federal foi acionada para apurar a conduta e autoria na divulgação das questões e garantir a responsabilização dos envolvidos por eventual quebra de confidencialidade ou ato de má-fé pela divulgação de questões sigilosas de forma indevida.
6 – O Inep promove diversas estratégias para calibrar as questões que compõe o Banco Nacional de Itens e podem ser usadas na elaboração das provas do Enem. Os processos envolvem rigorosos protocolos de segurança, que foram cumpridos em todas as etapas do exame.
Dúvidas, acesse a Página do Participante

Enem substituirá o Saeb na avaliação do ensino médio
Para as próximas edições, o MEC pretende incorporar o Enem como instrumento de avaliação da qualidade do ensino médio, substituindo o Saeb exclusivamente nessa etapa.
A partir de 2026, os resultados do exame serão usados para medir o desempenho dos concluintes de todo o país. O motivo, segundo o MEC, é o alto engajamento dos estudantes com o Enem, o que deve garantir dados mais representativos. O Saeb seguirá sendo aplicado normalmente nas demais fases da educação básica.

Durante a coletiva, o MEC também apresentou o balanço preliminar da edição 2025. Mais de 4,8 milhões de candidatos se inscreveram, com cerca de 70% de presença nos dois dias de prova. Aproximadamente 1.700 participantes foram eliminados. A aplicação mobilizou 585 mil colaboradores e alcançou 1.805 municípios, em mais de 12 mil locais e 165 mil salas.
Entre as novidades deste ano estiveram o uso de detectores de metal, o aumento do número de fiscais e a adoção da metodologia testlet, que agrupa questões em torno de um mesmo texto. O Enem voltou ainda a servir para certificação do ensino médio, modalidade que atraiu quase 100 mil interessados.
