A primeira fase do Vestibular Fuvest 2026, porta de entrada para a Universidade de São Paulo (USP), foi aplicada no último domingo (23), mobilizando mais de 111 mil inscritos em 33 cidades paulistas. A etapa, que reuniu 88 escolas e mais de 2,4 mil salas de aplicação, registrou a taxa de abstenção de 9,17%, ligeiramente acima do índice histórico da instituição. O gabarito oficial foi publicado às 19h da mesma data. Saiba os detalhes na TVT News.
Gabarito oficial
A Fuvest publicou, às 19h do domingo, o gabarito oficial da primeira fase do Vestibular 2026, apenas uma hora após o encerramento das provas. Os candidatos podem acessar as quatro versões do exame (V1, V2, V3 e V4) no site da instituição para conferir seu desempenho inicial e estimar as chances de avançar para a etapa seguinte.
Clique aqui e confira o gabarito oficial da Fuvest 2026.
Abstenção de 9,17%
Entre os municípios, houve grande variação no comparecimento. A cidade de Registro apresentou o maior percentual de faltosos, com 19,03%, enquanto Piracicaba teve o menor índice: 6,16%. Na capital, a abstenção foi de 9,76%. Barueri (6,20%), Pirassununga (6,35%), São Bernardo do Campo (6,85%) e Osasco (7,08%) também se destacaram entre as cidades com menores taxas.
Prova mais trabalhosa e alinhada ao debate público
Com duração de cinco horas e composta por 90 questões de múltipla escolha, a prova de Conhecimentos Gerais contemplou o núcleo obrigatório do ensino médio, incluindo Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química.
Nesta edição, o exame se caracterizou por um forte diálogo com questões contemporâneas: entre os tópicos abordados estiveram debates sociais e econômicos em alta nas redes, como a “demonização da CLT” e a “uberização do trabalho”, além da politização do carnaval. A conjuntura internacional também marcou presença, com uma questão sobre a tentativa de anexação de Essequibo, na Guiana, pelo governo venezuelano. A prova ainda incluiu referência ao cantor e compositor Caetano Veloso.
Dos 111.480 inscritos, 98.520 eram candidatos efetivos e 12.960, treineiros, como são chamados os estudantes que ainda não completaram o ensino médio, mas realizam o exame como preparação.
Vagas e concorrência
Para 2026, a USP oferece 8.147 vagas no processo seletivo. Como em anos anteriores, Medicina lidera a lista de cursos mais concorridos, com 90,7 candidatos por vaga. Na sequência, aparecem Psicologia (58,6), Relações Internacionais (37,9) e Audiovisual (30,6). No outro extremo, cursos como Engenharias de Alimentos e de Biossistemas, ambos na FZEA de Piracicaba, registraram apenas um candidato por vaga.
Próximas etapas
A lista de convocados para a segunda fase, juntamente com os novos locais de prova, será publicada em 1º de dezembro. As próximas fases seguem o calendário oficial:
- Provas de Competências Específicas (Música): 9 a 12 de dezembro
- Artes Visuais: 11 de dezembro
- 2ª Fase (Português, Redação e Disciplinas Específicas): 14 e 15 de dezembro
- Artes Cênicas: 5 a 9 de janeiro de 2026
- Primeira chamada: 23 de janeiro de 2026
