José Antonio Kast, de extrema direita, é eleito presidente do Chile

Desde a ditadura de Pinochet, Kast é o governante mais à direita a presidir o Chile
jose-antonio-kast-de-extrema-direita-e-eleito-presidente-do-chile-tvt-news
O presidente eleito do Chile, José Antonio Kast, do Partido Republicano discursa em frente a uma seção eleitoral após votar no segundo turno das eleições presidenciais em Paine, ao sul de Santiago, em 14 de dezembro de 2025. Os chilenos escolheram José Antonio Kast, um político de extrema direita, que promete uma linha dura em segurança e imigração. (Foto de Javier Torres / AFP)

O candidato de extrema direita José Antonio Kast obteve neste domingo (14) uma ampla vantagem sobre sua adversária de esquerda Jeannette Jara e é o novo presidente do Chile, segundo os resultados da apuração oficial. Leia em TVT News, com informações da AFP.

Resultados do 2º turno no Chile dão ampla vantagem a José Antonio Kast

Santiago, Chile, com informações da AFP

Neste domingo, os chilenos se inclinaram para a eleição do candidato mais à extrema-direita desde o fim da ditadura de Pinochet, há 35 anos: os resultados oficiais do segundo turno das eleições presidenciais mostram José Antonio Kast com ampla vantagem sobre a comunista Jeannette Jara, que representa uma coalizão de esquerda.

Kast, um advogado ultraconservador de 59 anos, somava 60% dos votos, enquanto sua adversária de origem comunista e representante de uma coalizão de centro-esquerda, obtinha 40%, com 20% das urnas apuradas, informou o Serviço Eleitoral (Servel).

No centro de Santiago, apoiadores de Kast começaram a soar as buzinas dos automóveis em sinal de triunfo, constataram os correspondentes da AFP.

jose-antonio-kast-de-extrema-direita-e-eleito-presidente-do-chile-tvt-news
Apoiadores do candidato presidencial chileno José Antonio Kast, do Partido Republicano, comemoram após a divulgação dos primeiros resultados do segundo turno das eleições presidenciais em Santiago, em 14 de dezembro de 2025. A candidata presidencial chilena de esquerda, Jeanette Jara, reconheceu a derrota para Kast nas eleições de 14 de dezembro, afirmando que os eleitores se manifestaram de forma clara e inequívoca. (Foto de Eitan Abramovich / AFP)

Jeannette Jara reconhece derrota no 2º turno das eleições no Chile

A candidata Jeannette Jara, que representa uma coalizão de esquerda no Chile, admitiu, neste domingo (14), sua derrota no segundo turno das eleições presidenciais para o candidato de extrema direita José Antonio Kast.

“A democracia falou alto e claro. Acabo de me comunicar com o Presidente eleito [José Antonio Kast] para lhe desejar sucesso pelo bem do Chile”, escreveu ela em seu perfil na rede social X.

Lula cumprimenta José Antonio Kast

Assuntos Relacionados