Brasil faz história no Globo de Ouro: O Agente Secreto vence duas vezes e consagra Wagner Moura

Filme de Kleber Mendonça Filho leva duas estatuetas pro Brasil e amplia possibilidade de indicação ao Oscar
globo-de-ouro-2026-ao-vivo-confira-os-vencedores-golden-globes-o-agente-secreto-quem-ganhou-o-globo-de-ouro-wagner-moura-tvt-news
O ator brasileiro Wagner Moura posa na sala de imprensa com o prêmio de Melhor Ator em Filme Dramático por "O Agente Secreto" durante a 83ª edição do Globo de Ouro, no hotel Beverly Hilton, em Beverly Hills, Califórnia, em 11 de janeiro de 2026. (Foto de Etienne Laurent / AFP)

O cinema brasileiro viveu uma noite emocionante no último domingo (11), durante a 83ª edição do Globo de Ouro, realizada em Los Angeles. O filme O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, conquistou duas estatuetas: a de Melhor Filme de Língua Não Inglesa e Melhor Ator em Filme de Drama, para Wagner Moura. Essa é a primeira vez que o Brasil leva duas vitórias na mesma edição do prêmio.

A vitória dupla consolida O Agente Secreto internacionalmente e reforça a presença do longa no caminho para o Oscar. Saiba os detalhes na TVT News.

Um marco para o Brasil

Com o prêmio de Melhor Filme de Língua Não Inglesa, O Agente Secreto garantiu a primeira vitória brasileira na categoria desde Central do Brasil, em 1999. Já Wagner Moura entrou para a história ao se tornar o primeiro ator brasileiro a vencer o Globo de Ouro de Melhor Ator em Filme de Drama.

A produção ainda foi indicada ao prêmio principal de Melhor Filme de Drama, algo igualmente inédito para um filme brasileiro, embora a estatueta tenha ficado com Hamnet: A Vida Antes de Hamlet, de Chloé Zhao.

globo-de-ouro-2026-ao-vivo-confira-os-vencedores-golden-globes-o-agente-secreto-quem-ganhou-o-globo-de-ouro-wagner-moura-tvt-news
O diretor brasileiro Kleber Mendonça Filho e a produtora francesa Emilie Lesclaux posam na sala de imprensa com o prêmio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa por “O Agente Secreto” durante a 83ª edição do Globo de Ouro no hotel Beverly Hilton em Beverly Hills, Califórnia, em 11 de janeiro de 2026.

Kleber Mendonça Filho: “Continuem fazendo filmes”

No palco para receber a estatueta de Melhor Filme de Língua Não Inglesa por O Agente Secreto, o cineasta Kleber Mendonça Filho elogiou a parceria com Wagner Moura e dedicou o prêmio a novos realizadores do cinema.

“A melhor coisa é quando temos a combinação de um grande ator e um excelente amigo, essa é uma combinação explosiva”, afirmou, em inglês. “É uma honra estar nesse grupo de filmes internacionais […]. Eu dedico esse filme aos jovens cineastas. Esse é um momento muito importante na história para se fazer cinema, aqui nos Estados Unidos e no Brasil. Jovens cineastas, continuem fazendo filmes”, concluiu.

Wagner Moura: “Sinto que tô aqui e que não tô sozinho”

Já Wagner Moura, que é o nosso primeiro ator a vencer um Globo de Ouro, fez questão de retribuir o carinho do diretor e deixar um recado para os brasileiros que assistiam à premiação.

“Kleber Mendonça Filho, você é meu irmão e eu te agradeço por isso e por muitas outras coisas”, disse. 

Moura usou o espaço para tocar no tema do filme e dedicar a vitória. “O Agente Secreto é um filme sobre memória, ou a falta da memória. E trauma geracional. Eu acredito que se o trauma pode ser passado de geração pra geração, os valores também podem. Então, esse prêmio vai para aqueles que se mantém aos seus valores nos momentos difíceis”, declarou. “A todo mundo no Brasil: viva o Brasil e viva a cultura brasileira!”, finalizou seu discurso, alegre, e em português.

Antes da premiação, no tapete vermelho em conversa com a equipe da TNT, Wagner relembrou o passado da cultura no Brasil durante o governo Bolsonaro e celebrou o momento atual do cinema nacional. 

“A gente viveu uma época em que os artistas não eram bem vindos, era uma campanha muito agressiva de tornar os artistas os inimigos do Brasil […]. E eu fico muito feliz em ver o sucesso desse filme, de Ainda Estou Aqui e de outros filmes brasileiros que estão fazendo sucesso fora e dentro do Brasil. É uma reconexão muito bonita do espectador brasileiro com seu cinema, com sua cultura. Eu sinto que tô aqui e que não tô sozinho”, concluiu.

O Agente Secreto: memória, ditadura e resistência

Ambientado em 1977, durante a ditadura militar brasileira, O Agente Secreto acompanha Marcelo (Wagner Moura), um professor universitário que foge de São Paulo para o Recife para escapar da perseguição política e tentar reencontrar o filho. O suspense político aposta em uma narrativa não linear, conectando o passado aos dias atuais por meio de pesquisas sobre memória e esquecimento histórico.

Antes do Globo de Ouro, o longa já havia sido premiado, incluindo Melhor Direção para Kleber Mendonça Filho e Melhor Ator para Wagner Moura no Festival de Cannes.

Repercussão

A vitória brasileira teve ampla repercussão na imprensa estrangeira. O Washington Post afirmou que Wagner Moura “não para de quebrar recordes”, enquanto o The Guardian destacou que o Brasil emplaca mais um vencedor consecutivo na premiação, após Fernanda Torres no ano anterior. Já o francês Le Figaro classificou o feito como uma “vitória dupla histórica”.

No Brasil, autoridades também celebraram. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou nas redes sociais:

“Estamos muito felizes, eu e Janja, com a vitória de O Agente Secreto. Viva o cinema brasileiro, que segue sendo sinônimo de orgulho nos principais palcos do mundo.”

O Itamaraty informou que apoiou a campanha internacional do filme e proclamou que o reconhecimento “reafirma a excelência do cinema brasileiro e sua capacidade de dialogar com públicos em todo o mundo”. 

Rumo ao Oscar 2026

A vitória de dois Globos de Ouro é um impulso decisivo para a campanha de O Agente Secreto no Oscar 2026, onde o longa representa oficialmente o Brasil. A conquista funciona como um selo de prestígio internacional, ampliando a visibilidade do filme e de Wagner Moura na disputa pelas principais categorias da Academia.

A lista de indicados do Oscar será divulgada em 22 janeiro, enquanto a cerimônia de premiação está marcada para 15 de março.

Leia mais sobre O Agente Secreto na TVT News

Assuntos Relacionados