Trump ameaça impor tarifas a países que não apoiam seu plano para a Groenlândia

Presidente norte-americano diz que precisa da Groenlândia por questão de segurança nacional
por-que-trump-quer-comprar-ou-anexar-por-via-militar-a-groenlandia-entenda-com-a-tvt-news-tvt-news
Esta vista aérea mostra edifícios cobertos de neve em Nuuk, Groenlândia, em 7 de março de 2025. O presidente dos EUA, Donald Trump, está aumentando as tensões, o que, segundo a Dinamarca, pode destruir a aliança da OTAN. Trump intensificou suas ambições em relação ao território dinamarquês autônomo e rico em minerais no Ártico desde que os militares dos EUA prenderam o líder venezuelano Nicolás Maduro no último fim de semana. (Foto de Odd Andersen / AFP)

Washington, Estados Unidos, com informações da AFP


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (16) que poderia impor tarifas a países que não apoiam seus planos de anexação da Groenlândia, território pertencente à Dinamarca, membro da Otan.

“Eu poderia impor tarifas aos países que não concordarem com a anexação da Groenlândia, porque precisamos da Groenlândia por razões de segurança nacional”, disse Trump em uma mesa-redonda sobre saúde na Casa Branca.

Trump estuda “várias opções” para Groenlândia, incluindo a militar

Washington, Estados Unidos, 6 de janeiro de 2026, com informações da AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, considera várias vias para anexar a Groenlândia, e recorrer ao Exército é “sempre uma opção”, informou a Casa Branca nesta terça-feira (6).

A dura advertência de Washington veio apesar de tanto a Groenlândia quanto a Dinamarca terem pedido uma reunião rápida com os Estados Unidos para esclarecer “mal-entendidos”.

intervenção militar dos Estados Unidos na Venezuela reacendeu os planos de Trump em relação ao território semiautônomo dinamarquês no Ártico, que conta com jazidas de terras raras ainda inexploradas e pode desempenhar um papel crucial à medida que o degelo polar abre novas rotas marítimas.

trump-reduz-tarifas-sobre-carne-bovina-tomates-bananas-e-cafe-tvt-news
Trump assina uma ordem executiva na Casa Branca, EUA. Foto de SAUL LOEB / AFP

Assuntos Relacionados