O Instituto Marielle Franco, organização sem fins lucrativos, criada pela família de Marielle, anuncia nova integrante da diretoria de Programas e Estratégia. O Instituto Marielle Franco tem como missão de inspirar, conectar e potencializar mulheres negras, pessoas LGBTQIA+ e periféricas. Leia em TVT News.
Instituto Marielle Franco anuncia Larissa Amorim como nova diretora de Programas e Estratégia
A chegada de Larissa Amorim como Diretora de Programas e Estratégia do Instituto Marielle Franco (IMF), a partir deste mês de janeiro, marca um momento importante para o IMF, que fortalece sua capacidade de atuação em um contexto que exige cuidado com a memória, responsabilidade política e compromisso com o coletivo.
Larissa Amorim é jornalista e gestora e atua há 10 anos no Terceiro Setor, com experiência no campo das políticas públicas, da incidência política e da participação social. É formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pós-graduada em Comunicação Organizacional Integrada pela ESPM.
Ao lado de Luyara Franco, diretora executiva do IMF, Larissa contribuirá para ampliar a articulação institucional, fortalecer processos internos e qualificar programas que dialogam diretamente com a missão do Instituto.
“A chegada da Larissa representa um passo importante para o Instituto. Estamos em um tempo que exige organização, estratégia e coragem para seguir disputando o presente e o futuro da democracia. Tê-la conosco significa fortalecer o legado da minha mãe e aprofundar nosso compromisso com as agendas que movem o IMF”, afirma Luyara Franco, diretora executiva do Instituto Marielle Franco.
Larissa traz uma trajetória construída na articulação em rede, na formulação coletiva de políticas públicas e no fortalecimento de pessoas e territórios que seguem disputando a democracia no dia a dia. Sua entrada reconhece caminhos que já vinham sendo trilhados e fortalece processos que são, desde sempre, coletivos.
“Chegar ao Instituto é uma responsabilidade e um gesto de continuidade. Marielle nos ensinou a olhar para o país a partir das ruas, dos territórios e das mulheres negras que seguem sustentando a democracia. Estou feliz por contribuir com esse trabalho e por somar em um projeto que tem memória, força política e propósito”, afirma Larissa Amorim.
O Dia Marielle Franco será comemorado em 14 de março
A Câmara dos Deputados aprovou, em maio do ano passado, o projeto de Lei (PL) 6366/2019 que institui o Dia Nacional das Defensoras e Defensores de Direitos Humanos – Marielle Franco. Data foi instituída em 14 de março, dia em que a vereadora do Rio de Janeiro e seu motorista, Anderson Gomes, foram assassinados em 2018, após sair de um evento.
Para a diretora do Instituto Marielle Franco, Luyara Franco, filha de Marielle, a aprovação representa um passo importante no fortalecimento da democracia e no reconhecimento de quem dedica a vida à defesa de direitos no Brasil.

“A partir de agora, todo 14 de março será uma data oficial para lembrar da luta da minha mãe, Marielle Franco, de Anderson Gomes e de todas as pessoas que dedicam suas vidas à defesa dos direitos no Brasil. Essa aprovação é também uma vitória contra o apagamento. Porque durante a tramitação, tentaram retirar o nome da minha mãe do projeto. Mas o nome dela permaneceu”, lembrou Luyara.
O que é o Instituto Marielle Franco?
O Instituto Marielle Franco é uma organização sem fins lucrativos, criada pela família de Marielle, com a missão de inspirar, conectar e potencializar mulheres negras, pessoas LGBTQIA+ e periféricas a seguirem movendo as estruturas da sociedade por um mundo mais justo e igualitário.
