A Acadêmicos do Tucuruvi é a campeã do Grupo de Acesso 1 do Carnaval de São Paulo 2026. A apuração, realizada na manhã desta terça-feira (17), no Sambódromo do Anhembi, consagrou a escola da Zona Norte com 269,9 pontos, garantindo o retorno ao Grupo Especial em 2027.
Com grande desempenho, a agremiação praticamente “gabaritou” os quesitos, alcançando nota máxima em oito dos nove itens avaliados e perdendo décimos apenas em Harmonia. O resultado marca a volta imediata à elite do carnaval paulistano após o rebaixamento sofrido em 2025. Saiba os detalhes na TVT News.
Enredo crítico e desfile tecnicamente consistente
Com o enredo “Anti-Herói Brasil”, desenvolvido pelo carnavalesco Nicolas Gonçalves e pelo enredista Cleiton Almeida, a Tucuruvi apresentou uma reflexão sobre a figura do anti-herói na cultura nacional. O desfile homenageou personagens literários como Macunaíma e Policarpo Quaresma, além de destacar o chamado “jeitinho brasileiro” como estratégia de sobrevivência das populações marginalizadas.
Na avenida, a escola se destacou pelo forte canto da comunidade e pela qualidade estética das fantasias e alegorias. A coesão entre enredo, samba e evolução foi determinante para a liderança ao longo da leitura das notas.
Disputa acirrada pelo acesso
A vice-campeã foi a Pérola Negra, que somou 269,4 pontos e também conquistou vaga no Grupo Especial de 2027. A definição da segunda colocação foi ponto a ponto e só ocorreu no último quesito, Fantasia. A escola empatou com a Mancha Verde na pontuação geral, mas levou vantagem nos critérios de desempate.
Com o resultado, Tucuruvi e Pérola Negra participarão do Desfile das Campeãs, no próximo sábado (21), celebrando o acesso ao lado das cinco melhores colocadas do Grupo Especial.
Classificação e rebaixamentos
A classificação final confirmou o equilíbrio técnico entre as escolas do Acesso 1. Independente Tricolor, Unidos de Vila Maria e Dom Bosco de Itaquera permaneceram no grupo intermediário.
Na parte inferior da tabela, Nenê de Vila Matilde (268,7) e Camisa 12 (268,5) terminaram nas últimas posições e foram rebaixadas para o Grupo de Acesso 2.
Para 2027, o Grupo de Acesso 1 receberá as escolas X-9 Paulistana e Morro da Casa Verde, que subiram nesta temporada.

