Audiência do assassinato de Felipe Moraes acontece no próximo dia 4

Familiares, apoiadores e amigos do jovem multiartista, covardemente morto em mercado de Santo André, realizam ato "Justiça por Felipe" em frente ao Fórum, a partir do meio-dia
audiencia-do-assassinato-de-felipe-moraes-acontece-no-proximo-dia-4-de-acordo-com-o-atlas-da-violencia-pessoas-negras-sao-disparadas-as-vitimas-de-homicidio-no-brasil-foto-reproducao-instagram-tvt-news
De acordo com o Atlas da Violência, pessoas negras são disparadas as vítimas de homicídio no Brasil. Foto: Reprodução/Instragram

A audiência do assassinato do jovem multiartista Felipe Moraes, ocorrido em agosto de 2025 dentro de um mercado, está marcado para acontecer no próximo dia 4 de março no Fórum Criminal de Santo André. Leia em TVT News.

O jovem negro de 29 anos foi morto a tiros dentro do mercado Loyola, no bairro Jardim do Estádio, em Santo André, por um segurança armado, após entrar com o seu cachorro no comércio, num evidente caso de violência por racismo e covardia.

Familiares, amigos e ativistas da luta antirracista organizam um protesto com o tema ‘Justiça por Felipe’ em frente ao Fórum de Santo André, na praça IV Centenário, 3, centro, como forma de pressionar pela condenação do assassino.

“Sua presença é fundamental. Vamos juntos mostrar que não esquecemos e que seguimos firmes pela responsabilização do acusado. Essa audiência é essencial e será mais um passo para que, enfim, possamos ter um julgamento digno!”, informa o texto de mobilização.

As investigações realizadas pelo Setor de Homicídios da Polícia Civil de Santo André apontam para o motivo de racismo, o que também foi acolhido pela promotoria, a partir da comoção e da repercussão nacional que o caso ganhou.

De acordo com o Atlas da Violência 2025, as pessoas negras são disparadas as vítimas de homicídio no Brasil. São 96 mortes por dia dessa população, com taxa de 29,7 homicídios por 100 mil habitantes.

Os números do Atlas apontam que 76% dos assassinatos registrados em 2023 foram de pessoas pretas ou pardas, sendo 35 mil mortes dessa população do total de 45 mil casos de homicídio.

Justiça por Felipe
Desde o assassinato, foi criado um perfil nas redes sociais @justiçaporfelipemoraes para organizar mobilizações em busca de justiça e em apoio à família do jovem, que era conhecido na cidade do Grande ABC por ser artista, artesão, músico e capoeirista.

O primeiro grande ato ‘Justiça por Felipe’ aconteceu no dia 29 de agosto, três dias após o crime, quando cerca de 450 manifestantes realizaram uma caminhada saindo da praça Cristo Operário, na rua Carijós, até o local do ocorrido, o mercado Loyola.

No ato foram colados cartazes e lambe-lambes com pedidos de justiça, a calçada foi lavada e velas foram acesas na porta do mercado, como forma de protesto e cobrança pela condenação do então acusado.

Neste dia 4 de março, o ato em frente ao Fórum de Santo André pede “por memória, respeito e justiça” e para que “não deixe que passe impune!” mais esse caso de racismo estrutural que acabou em morte no Brasil.

Assuntos Relacionados