O SESI-SP está com inscrições abertas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) gratuita, com opção de qualificação profissional em parceria com o Senai-SP. O programa é voltado a quem não concluiu a Educação Básica no tempo regular e quer retomar os estudos com certificação alinhada ao mercado de trabalho. Entenda na TVT News.
As inscrições vão até 10 de abril e devem ser feitas pelo site oficial da EJA do SESI-SP. O objetivo da iniciativa é oferecer oportunidades de conclusão do Ensino Fundamental, anos finais (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio (1º ao 3º ano), integrando formação escolar com cursos profissionalizantes.
Como funciona
O programa combina a EJA com cursos de qualificação profissional ofertados pelo SENAI-SP. De acordo com a organização, é possível concluir a educação básica e obter uma certificação profissional em até 12 meses, sem estender o tempo total de formação. A proposta valoriza a trajetória do estudante e amplia suas oportunidades de emprego, renda e mobilidade social.
A carga horária é estruturada com 80% de atividades a distância e 20% de encontros presenciais, permitindo maior flexibilidade para quem precisa conciliar estudo com trabalho e outras responsabilidades. A idade mínima para ingresso no Ensino Fundamental anos finais é 15 anos, e para o Ensino Médio, 18 anos, com prioridade para trabalhadores da indústria.
Além da formação acadêmica e profissional, os alunos inscritos também têm acesso às instalações de lazer dos Centros de Aprendizagem e Treinamento (CATs) do SESI-SP em todo o estado.
Cursos profissionalizantes
Nas 36 unidades da rede SESI-SP, a EJA Profissionalizante oferece certificações em diversas áreas da indústria e serviços, entre elas: Construtor de Alvenaria, Eletricista Instalador Residencial, Eletricista de Automóveis, Eletricista Instalador Predial, Pintor Imobiliário, Padeiro, Desenhista Técnico de Edificações, Armador de Estruturas de Concreto Armado, Vidraceiro, Carpinteiro de Formas e Instalador Hidráulico de Edificações.
Incentivo financeiro e público-alvo
Uma das novidades é a oferta do programa SEJA PRO+ Trabalho e Emprego, iniciativa conjunta do SESI, do Conselho Nacional do SESI (CN-SESI) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O projeto prevê auxílio financeiro para estudantes, especialmente entre 18 e 29 anos, que concluírem o Ensino Médio e se qualificarem em um dos cursos do SENAI-SP. Estão previstas 8 mil bolsas de apoio para este público no ano.
A expectativa da instituição é atender mais de 20 mil alunos ao longo do ano com a EJA integrada a cursos profissionalizantes em todo o estado de São Paulo.
Prazo e inscrição
Para quem deseja voltar a estudar ou concluir a educação básica com uma formação voltada ao mundo do trabalho, as inscrições estão abertas até 10 de abril e devem ser feitas exclusivamente pelo site da EJA do SESI-SP.

