Ação contra crime organizado no Rio de Janeiro deixa 60 mortos

Confronto teve uso de drones para lançar explosivos contra as forças policiais
complexo-do-alemao-complexo-da-penha-rio-de-janeira-acao-policial-tvt-news
Policiais durante a Operação Contenção na favela Vila Cruzeiro, no complexo da Penha, no Rio de Janeiro, em 28 de outubro de 2025. Pelo menos 2.500 agentes participaram de uma operação para prender traficantes do Comando Vermelho (CV), que resultou na morte de pelo menos 18 suspeitos. (Foto de Mauro PIMENTEL / AFP)

Megaoperação no Rio de Janeiro para conter avanço da organização criminosa Comando Vermelho nos Complexos do Alemão e da Penha deixa 60 mortos. É a operação mais letal da história do Rio de Janeiro. Leia em TVT News.

Confronto é o mais letal da história do Rio de Janeiro

De acordo com as informações publicadas até agora pelos veículos de imprensa locais, a operação policial nos complexos da Penha e do Alemão, realizada nesta terça-feira, é a mais letal da história do Rio de Janeiro.

Até o momento, foram confirmadas 60 mortes, entre elas quatro policiais. Os outros 56 são suspeitos, segundo a Polícia Civil. De acordo com o jornal O Globo, o número de mortos é mais que o dobro do registrado na ação do Jacarezinho, em 2021, quando 28 pessoas foram mortas.

Megaoperação no Rio de Janeiro tem tem 60 mortos e 81 presos

Uma megaoperação conjunta das polícias Civil e Militar nas comunidades do Alemão e da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, deixou dois policiais civis mortos e ao menos outros oito agentes feridos, na manhã desta terça-feira (28). De acordo com a Polícia Civil, 56 suspeitos foram mortos. Outros quatro moradores também foram atingidos.

O objetivo da ação é cumprir mandados de prisão contra integrantes do Comando Vermelho (CV).

Até o fim da manhã, 56 pessoas foram presas e 31 fuzis foram apreendidos na ação, que mobiliza 2,5 mil policiais e também promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRJ).

As forças de segurança do estado do Rio de Janeiro prenderam 23 criminosos durante ação conjunta, que está em andamento nesta terça-feira (28), na região dos Complexos da Penha e do Alemão.

A Operação Contenção mobiliza 2.500 policiais civis e militares. A meta é capturar lideranças criminosas do Rio e de outros estados, além de impedir a expansão territorial da maior facção do estado, o Comando Vermelho. Os dois complexos abrigam 26 comunidades.

Segundo o governo estadual, o Grupamento de Recapturas da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) também atua na operação, identificando foragidos do sistema prisional que foram beneficiados com a saidinha e não voltaram para a prisão.

complexo-do-alemao-complexo-da-penha-rio-de-janeira-acao-policial-tvt-news
Operação no Complexo do Alemão deixa pelo menos 19 mortos. Foto: Vladimir Platonow / Agência Brasil

A operação, que também conta com promotores do Ministério Público Estadual, foi deflagrada a partir de mais de um ano de investigação e mandados de busca e apreensão e de prisão obtidos pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE).

Participam da Operação Contenção policiais militares do Comando de Operações Especiais e das unidades operacionais da PM da capital e região metropolitana. A Polícia Civil mobilizou agentes de todas as delegacias especializadas, distritais, da Core, do Departamento de Combate à Lavagem de Dinheiro e da Subsecretaria de Inteligência.

Com informações da Agência Brasil e jornal O Globo

Assuntos Relacionados