A saúde do Papa Francisco melhora ligeiramente, é que o informa o boletim divulgado na tarde de 20 fevereiro. Francisco está sem febre e consegue se dedicar a atividades do trabalho.
Na manhã desta quinta-feira, 20 de fevereiro, a Sala de Imprensa da Santa Sé forneceu uma atualização acerca das condições de saúde do Papa Francisco: “A noite transcorreu tranquilamente, o Papa levantou-se e tomou café da manhã numa poltrona.”
As informações são do Vatican News.
20 de fevereiro: Papa melhora ligeiramente
O boletim médico divulgado na tarde de 20 fevereiro diz que o Papa Francisco está “melhorando ligeiramente”. Ele está sem febre e com os parâmetro hemodinâmicos estáveis.
Pela manhã, Francisco recebeu a Eucaristia e depois se dedicou a atividades do trabalho.
Boletim vespertino de 19 de fevereiro: Papa apresenta leve melhora
Veja o boletim vespertino de quarta-feira, 19 de fevereiro, publicado pela Sala de Imprensa do Vaticano, sobre as condições de saúde do Papa Francisco:
“As condições clínicas do Santo Padre estão estáveis.
Os exames de sangue, avaliados pela equipe médica, mostram uma leve melhora, especialmente nos índices inflamatórios.
Após tomar café da manhã, leu alguns jornais e depois se dedicou às atividades de trabalho com seus colaboradores mais próximos. Antes do almoço, recebeu a Eucaristia.
À tarde, recebeu a visita da Presidente do Conselho italiano Giorgia Meloni, com quem ficou em conversa privada por 20 minutos.”
19 de fevereiro: Papa Francisco teve noite tranquila, mas quadro segue complexo
Veja as informações do boletim médico divulgado pelo Vaticano na manhã de 19 de fevereiro:
“O Papa teve uma noite tranquila, acordou e tomou café da manhã.” Foi o que comunicou a Sala de Imprensa da Santa Sé na manhã desta quarta-feira (19). Francisco se levantou e sentou-se em uma poltrona. Pelo que foi informado, o coração está bem.
Na tarde de ontem (18), Francisco, cujas condições clínicas continuam complexas, passou por uma tomografia torácica de controle “prescrita pela equipe de saúde do Vaticano e pela equipe médica da Fundação Policlínica “A. Gemelli”, que “mostrou o aparecimento de uma pneumonia bilateral”, exigindo “uma terapia farmacológica adicional”, informou a Sala de Imprensa do Vaticano.
Diversas mensagens com votos de pronta recuperação foram enviadas ao Papa. Até mesmo as crianças internadas na Unidade de Oncologia Pediátrica do próprio hospital Gemelli escreveram ao Pontífice e fizeram desenhos para o Santo Padre. De “de bom humor”, o Papa “agradece a proximidade que sente neste momento e pede, com coração agradecido, que se continue a rezar por ele”, conforme informou a nota da Sala de Imprensa na noite de terça-feira.
As informações são do Vatican News.
Boletim da tarde de 18 fevereiro: Papa segue em quadro é de pneumonia
Veja as informações do boletim médico divulgado pelo Vaticano na tarde de 18 de fevereiro:
“Os exames laboratoriais, a radiografia do tórax e a condição clínica do Santo Padre continuam a apresentar um quadro complexo.
A infecção polimicrobiana, que surgiu em um contexto de bronquiectasia e bronquite asmática, e que exigiu o uso de antibioticoterapia com cortisona, torna o tratamento terapêutico mais complexo.
A tomografia computadorizada no tórax a que o Santo Padre foi submetido nesta tarde, prescrita pela equipe de saúde do Vaticano e pela equipe médica da Fundação Policlínica “A. Gemelli”, mostrou o aparecimento de uma pneumonia bilateral que exigiu uma terapia farmacológica adicional.
Não obstante, o Papa Francisco está de bom humor.
Esta manhã, ele recebeu a Eucaristia e, durante o dia, alternou o repouso com a oração e a leitura de textos. Ele agradece a proximidade que sente neste momento e pede, com coração agradecido, que se continue a rezar por ele.”
18 de fevereiro: Após noite tranquila, Papa Francisco segue em tratamento
A noite de 17 para 18 de fevereiro transcorreu “tranquila” para o Papa Francisco, internado desde o último dia 14 de fevereiro no Hospital Gemelli, após exames confirmarem que Francisco sofre de uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias.
Boletim da manhã de 18 de fevereiro afirma que o Papa Francisco respira autonomamente e segue a terapia prescrita pela equipe médica. No dia 17, o Papa telefonou para a Paróquia de Gaza.
A informação foi dada pelo porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, aos jornalistas reunidos na Sala de Imprensa da Santa Sé.

Repouso absoluto
“O Papa Francisco dormiu e, ao acordar, tomou café da manhã e se dedicou à leitura de alguns jornais, como faz regularmente”, disse Bruni, explicando que, no final da tarde do dia 18, serão divulgadas novas informações médicas.
No momento, o Pontífice respira autonomamente, conforme informado na Sala de Imprensa, e segue a recomendação de “repouso absoluto”, prescrita pela equipe médica que o acompanha há quatro dias. Por essa razão, o Papa não conduziu a oração do Ângelus no último domingo.
Mudanças na agenda
Até o momento, não há informações sobre o próximo domingo ou outras alterações na agenda papal. A única informação divulgada nesta manhã é que os compromissos de sábado, 22 de fevereiro, foram cancelados. Já para a Missa prevista no domingo, 23 de fevereiro, às 9h, na Basílica de São Pedro, em ocasião do Jubileu dos diáconos, o Papa Francisco delegou a Dom Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização.
Papa Francisco telefonou para a paróquia de Gaza
O Papa Francisco telefonou para a Paróquia da Sagrada Família em Gaza, como confirmou o pároco, padre Gabriel Romanelli, que relatou uma nova videochamada do Pontífice, na qual sua voz soava “forte e clara”.
Desenhos e mensagens das crianças
Além disso, Francisco tem recebido centenas de mensagens com votos de pronta recuperação, além de desenhos e bilhetes. Alguns deles foram enviados por crianças internadas no Hospital Gemelli, especialmente aquelas do setor de oncologia, localizado no mesmo décimo andar onde o Papa está. Nas ocasiões anteriores em que esteve internado no hospital romano, Francisco nunca deixou de visitar essas crianças.
Boletim da tarde de 17 de fevereiro: Papa Francisco está sem febre
Boletim médico, divulgado pelo Vaticano às 9h (horário de Brasília) da segunda (17), dizia que o Papa Francisco está com uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias e a situação clínica é “complexa”, exigindo novo tratamento adequado e internação pelo “tempo necessário”.
Pela tarde, novo boletim sobre o estado de saúde do Papa Francisco disse que o Sumo Pontífice está sem febre e prossegue terapia.
A Sala de Imprensa do Vaticano publicou na tarde da segunda-feira, 17 de fevereiro, o seguinte comunicado:
“O Santo Padre continua apirético (sem febre) e prossegue com a terapia prescrita.
Sua condição clínica é estável.
Esta manhã, ele recebeu a Eucaristia e depois se dedicou a algumas atividades de trabalho e à leitura de textos.
O Papa Francisco está comovido com as numerosas mensagens de afeto e proximidade que continua recebendo nestas horas; em particular, deseja agradecer àqueles que estão atualmente hospitalizados pelo carinho e amor que expressam através de desenhos e mensagens de pronta recuperação; reza pelos doentes e pede orações por ele.”
- Vídeo: Infectologista explica infecção do Papa Francisco
17 de fevereiro: Papa Francisco está com infecção polimicrobiana
A saúde do Papa Francisco apresentou mudança no decorrer da manhã de segunda, 17 de fevereiro.
De acordo com boletim divulgado pelo Vaticano, “Os resultados dos testes realizados nos últimos dias e hoje (17) demonstraram uma infecção polimicrobiana do trato respiratório que levou a uma nova modificação da terapia. Todos os exames realizados até o momento são indicativos de um quadro clínico complexo que exigirá internação hospitalar adequada”, diz a íntegra do boletim.
O diretor da Sala de Imprensa Vaticana atualizou as informações sobre a saúde do Papa Francisco, que se encontra internado na policlínica romana.
16 de fevereiro: Papa Francisco está estável e segue tratamento contra bronquite
O Papa Francisco está seguindo o tratamento prescrito pelos médicos, na manhã deste domingo recebeu a Eucaristia e acompanhou a Missa pela TV. Na parte da tarde, ele alternou leitura e repouso.

O Papa descansou bem durante a noite. Sua condição clínica é estável e o processo diagnóstico terapêutico prescrito pela equipe médica continua. Na manhã deste domingo recebeu a Eucaristia e acompanhou a Santa Missa pela televisão. À tarde, alternou entre leitura e repouso.
Foi o que anunciou o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, oferecendo atualizações sobre a saúde do Pontífice, que está hospitalizado desde a última sexta-feira, 14 de fevereiro, no Hospital Policlínico Gemelli por causa de uma infecção das vias respiratórias.
Já pela manhã, Bruni havia informado aos jornalistas presentes na Sala de Imprensa que Francisco havia passado uma noite tranquila e que havia tomado o café da manhã e lido alguns jornais. O Papa, como anunciado no dia anterior, não rezou o Angelus dominical “para facilitar a recuperação” e seguir a prescrição da equipe médica de “repouso absoluto”.
Boletins sobre a saúde do Papa Francisco no final semana de 15 e 16 de fevereiro, “descanso absoluto”
No domingo, Papa Francisco não rezou o Angelus, seguindo a indicação da equipe médica de “repouso absoluto”. Mas uma multidão de fiéis se reuniu do lado de fora do hospital na esperança de uma surpresa e para rezar pela “boa recuperação” do Papa: “Queremos que ele assome à janela, mas de sua janela”.
O Papa dormiu bem, teve “uma boa noite de sono”, tomou o café da manhã e leu os jornais, como de costume, e continua sua terapia. Essas são as atualizações do estado de saúde do Papa que o porta-voz vaticano, Matteo Bruni, ofereceu aos jornalistas presentes na Sala de Imprensa da Santa Sé sobre a condição de saúde do Papa, que está internado desde a última sexta-feira no Hospital Policlínico Gemelli para tratar uma infecção das vias respiratórias.
Já no sábado, dia 15, uma nota oficial da Sala de Imprensa informava sobre a melhora do estado geral de saúde de Francisco, que não apresentou nenhum episódio febril, e de alguns valores atestados por exames laboratoriais.
No domingo, dia 16, Bruni, encontrando os repórteres – alguns dos quais se queixaram da difusão de fake news sobre a saúde do Papa, por parte de jornais que nem sequer têm correspondentes em Roma ou vaticanistas – confirmou o que já havia sido dito no sábado, acrescentando o detalhe de uma manhã de “rotina” para o Pontífice, que, no entanto, como anunciado no sábado, não conduziu a oração do Angelus dominical “para facilitar a recuperação” e seguir as prescrições da equipe médica de “repouso absoluto”.
14 de fevereiro: Papa Francisco é internado para tratar bronquite
Papa Francisco, de 88 anos, foi internado na sexta-feira (14) em Roma, na Itália, para tratar bronquite. Ainda não há previsão de alta. As informações são do Vaticano.
Em nota oficial, o Vaticano informou: “O papa Francisco permanecerá na Policlínica Agostino Gemelli para a realização de exames diagnósticos necessários e a continuidade do tratamento hospitalar para a bronquite”.
De acordo com o Vaticano, o papa seguiu integralmente sua agenda nesta manhã de sexta-feira (14) até dar entrada no hospital quando foi cancelado todos os compromissos nos próximos três dias. A audiência jubilar do sábado (15) foi cancelada, assim como a visita do chefe religioso aos estúdios cinematográficos de Cinecittà na segunda-feira.
Nas últimas duas reuniões, o pontífice pediu para que um assessor lesse por ele. “Com essa bronquite, ainda não consigo ler. Espero que na próxima vez eu já possa”, disse Francisco.
A saúde do Papa Francisco
Esta não é a primeira vez que Francisco apresenta um quadro de bronquite. Em 2023, ele foi hospitalizado por três dias e tratou com antibióticos.

A autoridade maior da Igreja Católica também lida com osteoartrite nos joelhos, conhecida como artrose, o que desgasta a cartilagem e causa dores. Por isso, agora o pontífice está de cadeira de rodas.
Além disso, o Papa lida com dores nos quadris, inflamação do cólon e uma operação de hérnia.
Durante o conclave que elegeu Francisco, o então cardeal Jorge Mario Bergoglio (nome de nascimento) gerou dúvidas entre os cardeais pelos problemas de saúde do devoto. O pontífice retirou parte do pulmão em uma cirurgia na juventude, informação que se tornou pública um dia após sua eleição a Papa.