A Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT) realiza, nesta quinta-feira (29), às 9h, um debate sobre o Acordo Mercosul/União Europeia, com foco nos impactos para a indústria nacional, o emprego e o desenvolvimento soberano do Brasil. Leia em TVT News.
O encontro contará com a participação da socióloga Adriana Marcolino, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), e do senador Humberto Costa (PT-PE), que irão analisar os riscos e desafios do acordo para a economia brasileira e para os direitos da classe trabalhadora.
Para o presidente da CNM/CUT, Loricardo de Oliveira, o debate é estratégico para que as trabalhadoras e os trabalhadores compreendam o cenário internacional e se preparem para os desafios que estão colocados para os próximos anos.
“Esse encontro é fundamental para termos conhecimento sobre as relações comerciais entre regiões com realidades muito distintas, como países exportadores de commodities, caso do Brasil, e regiões com alta tecnologia e direitos trabalhistas mais avançados”, afirmou.
Em sua opinião, é preciso discutir os desafios colocados pela Nova Indústria Brasil e preparar os trabalhadores para o que vem pela frente.
“A CNM defende uma economia globalizada, mas com o trabalho também tratado como um direito global, com valorização da mão de obra e do tempo de trabalho, inclusive no debate do acordo entre o Mercosul e a União Europeia, que ainda enfrenta muitas dificuldades para avançar”, declarou.
Já o secretário de Relações Internacionais da entidade, Maicon Michel, destaca que o debate é fundamental para preparar a organização e a resposta da classe trabalhadora diante dos efeitos do acordo.
“Essa atividade é muito importante para que os trabalhadores possam refletir sobre os impactos, mas, sobretudo, as ações que nós vamos ter que tomar para não deixar com que esse acordo impacte negativamente na nossa vida, no nosso consumo, na nossa soberania produtiva e, claro, na manutenção dos nossos empregos”, disse.
A atividade será realizada de forma híbrida e integra a agenda de mobilização da CNM/CUT em defesa da indústria nacional, da geração de empregos de qualidade e da soberania do país, reforçando a importância do debate na construção de um projeto de desenvolvimento para o Brasil.
Serviço | Debate: Indústria, emprego e soberania nacional
Data: 29 de janeiro de 2026 (quinta-feira)
Horário: 9h
Local: Evento híbrido
Endereço: Rua Dr. Cinicnato Braga, 40 – São Bernardo do Campo (SP)

