A Operação Lava Jato, iniciada em 2013, mudou o rumo da política brasileira, mas deixou um rastro de polêmicas e irregularidades até ser extinta em 2021. Dentre as suspeitas que ainda pairam sobre a operação, uma das mais persistentes é sobre a sua relação com o FBI e o Departamento de Justiça Americano.
Em 2020, detalhes dessa aliança polêmica foram revelados pela Agência Pública em uma série de reportagens em parceria com o Intercept Brasil, com base nos diálogos vazados do Telegram dos procuradores do Ministério Público Federal (MPF), no projeto conhecido como Vaza Jato.
Deste então, as repórteres da Pública não deixaram de investigar a parceria em busca da resposta à pergunta: o FBI está por trás da Lava Jato ou isso é só uma teoria da conspiração?
Em uma época em que os EUA confrontam a soberania nacional e tentam interferir diretamente na nossa política ao aplicar tarifas e sanções ao Supremo Tribunal Federal (STF) por condenar um ex-presidente que tentou dar um golpe de Estado, buscar essa resposta é ainda mais crucial para entender como chegamos até aqui.
Nesta audio série original Audible produzida pela Pública, você vai acompanhar uma investigação em tempo real, conhecer personagens importantes desta história – de procuradores a doleiros e agentes do FBI – e desvendar junto com nossas repórteres até onde vão as digitais americanas na Lava Jato.
Foram mais de 10 meses de apuração viajando por mais de 35 mil quilômetros, revirando 4 terabytes de documentos e entrevistando dezenas de pessoas.
Ouça o primeiro episódio da série abaixo neste link.