Alcolumbre, Motta e Barroso devem acompanhar Lula no velório do papa

Viagem está programada para quinta-feira (24)
Papa-Francisco-morreu-nesta-segunda-feira-(21).-Foto:-©-Vatican-Media/-Francesco-Sforza-TVT-NEWS Se quiser ajustar algo (como
Papa Francisco morreu nesta segunda-feira (21). Foto: © Vatican Media/­Francesco Sforza

Os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre; da Câmara dos Deputados, Hugo Motta; e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, deverão acompanhar o presidente Lula à Itália para participar do velório do papa Francisco. O Palácio do Planalto disse que os três foram convidados e indicaram que iriam aceitar. Saiba mais em TVT News.

A viagem está programada para quinta-feira (24). A assessoria da Presidência não informou se outras autoridades foram convidadas. A primeira-dama Janja Lula da Silva também irá ao funeral.

O caixão com o corpo do papa Francisco será trasladado da capela da Casa de Santa Marta para a Basílica de São Pedro nesta quarta-feira (23).

O funeral de Francisco foi agendado para o próximo sábado (26), a partir das 10h (horário local), na própria Basílica de São Pedro. De lá, o caixão será levado para a Basílica de Santa Maria Maior, onde será sepultado, conforme pedido do pontífice.

Funeral do Papa Francisco

Morto na noite de segunda-feira (21), Papa Francisco deixou em seu testamento o desejo de continuar com sua habitual simplicidade mesmo após sua passagem. O pontífice pediu para que seja sepultado em um caixão de madeira e zinco, abaixo de uma simples lápide com apenas uma palavra inscrita: “Franciscus”, na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma. Essa é a primeira vez no século 21 que um papa não será enterrado no Vaticano.

Ritos após a morte

1. Quebra do anel

Depois que o falecimento do Santo Padre é confirmado, o camerlengo, o cardeal braço-direito do pontífice, lacra a residência do sacerdote para que nada seja alterado até a eleição do novo chefe da Igreja Católica. 

O camerlengo quebra o anel de sinete dos papas, chamado de “Anel do Pescador”, joia concedida à Santidade quando eleito, num ato simbólico do encerramento de seu papado.

2. Novemdiales, o período de luto e o sede vacante

A partir de então, a Igreja entra em sede vacante (“trono vazio”), intervalo em que a Igreja Católica fica sem seu superior. 

Neste momento, começam os novemdiales, nove dias de luto em que os cardeais celebram missas diárias pela alma do pontífice falecido. 

O funeral acontece entre o 4º e 6º dia seguidos da morte do papa.

Durante o sede vacante, nenhuma decisão significativa da Igreja pode ser tomada. O camerlengo se torna o responsável pelo cotidiano do Vaticano e pela organização do conclave. 

3. Conclave

Entre 15 a 20 dias depois do falecimento do último papa em exercício, um novo conclave se inicia. Os cardeais se reúnem em total isolamento na Capela Sistina e têm até 13 dias para elegerem um novo líder para a Igreja Católica. 

Calendário do Vaticano

Nos próximos dias, o Vaticano realiza celebrações em homenagem ao Papa Francisco. Acompanhe os eventos no calendário abaixo:

23 de abrilTranslado do corpo de Papa Francisco para exposição.

A celebração começa às 9h de Roma, na Basílica Vaticana.

26 de abrilMissa das Exéquias do Papa Francisco.

A missa será realizada pelo cardeal Giovanni Battista Re, às 10h de Roma, na Praça São Pedro.

Leia mais:

“Quem entra papa, sai cardeal”: os candidatos ao cargo e a escolha do novo papa | TVT News

Coincidência: idade e hora da morte de Papa Francisco batem com número de carteirinha no San Lorenzo

Caixão de madeira e lápide simples: como são os ritos até o funeral do Papa Francisco | TVT News

Visita do papa ao Brasil reuniu 3,7 milhões no Rio em 2013

Papa Francisco em suas próprias palavras: relembre frases marcantes

Papa Francisco foi ativista climático, diz presidência da COP 30

Paz em Gaza e na Ucrânia foi último apelo de Papa Francisco

Com informações da Agência Brasil*

Assuntos Relacionados