Cine Alvorada exibe A Melhor Mãe do Mundo com presença de Lula e equipe

Longa que destaca luta de catadoras de materiais recicláveis é exibido em sessão no Palácio da Alvorada 
presidente-lula-primeira-dama-janja-suely-cruz-anna-muylaert-seu-jorge-ricardo-stuckert-pr-tvt-news
Presidente Lula e primeira-dama Janja com Suely Cruz, Anna Muylaert e Seu Jorge. Fotos: Ricardo Stuckert/PR

O Palácio da Alvorada virou uma sala de cinema na noite de quarta-feira (10), para uma sessão especial do filme A Melhor Mãe do Mundo, o mais novo longa-metragem da cineasta Anna Muylaert. O evento foi mais uma exibição do Cine Alvorada e não apenas celebrou a arte nacional, mas jogou um holofote sobre as histórias de mulheres catadoras de recicláveis, que foram as grandes protagonistas da noite. Saiba mais na TVT News.

A sessão contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da primeira-dama Janja Lula da Silva e da ministra da Cultura, Margareth Menezes, além de uma delegação de artistas, a equipe do filme e, de forma inédita, mulheres que representam cooperativas de catadoras do Distrito Federal.

Após O Agente Secreto, A Melhor Mãe do Mundo é exibida em sessão especial

O filme narra a jornada de Gal, interpretada pela atriz Shirley Cruz, uma mulher preta e catadora de recicláveis que foge de um relacionamento abusivo com seus filhos em busca de dignidade nas ruas de São Paulo. A trama, descrita por Muylaert como a mais política de sua carreira, aborda temas urgentes como maternidade, desigualdade social, violência doméstica e o racismo estrutural.

Durante a sessão, a diretora emocionou-se ao dedicar o filme a Dona Lindu, mãe do presidente Lula, destacando a coragem que a figura inspira. O elenco, que conta com nomes como Seu Jorge e Luedji Luna, também celebrou o protagonismo dado a esses personagens. Luedji Luna, que interpreta a prima da protagonista, disse que o filme joga um “farol nesses corpos invisíveis”, enquanto Shirley Cruz, que esperou 25 anos pelo papel de Gal, ressaltou que o filme é um “chamado, um grito, feito para tocar o coração” do público. 

presidente-lula-primeira-dama-janja-suely-cruz-anna-muylaert-seu-jorge-ricardo-stuckert-pr-tvt-news-a-melhor-mae-do-mundo
Presidente Lula e primeira-dama Janja com Suely Cruz, Anna Muylaert e Seu Jorge. Fotos: Ricardo Stuckert/PR

Lula: “nunca havia subido um catador de papel no Alvorada”

Durante a sessão, Lula expressou sua emoção pela presença das catadoras. “Aqui já subiram príncipes, presidentes de várias nações, mas nunca havia subido um catador de papel. Hoje, vocês estão aqui, e isso me enche de orgulho”, exaltou. 

Lula reforçou que o filme “mostra a história de como os pobres deste país sempre foram tratados como invisíveis — em alguns casos, como desprezíveis — só porque reivindicam saúde, vida e direitos básicos”.

A ministra Margareth Menezes ecoou o sentimento do presidente, destacando a força da mulher negra e pobre que sustenta a família através da reciclagem. “A Melhor Mãe do Mundo é um filme muito especial, que fala sobre uma mãe pobre, uma mulher negra, que cria os filhos a partir do trabalho da reciclagem. É uma obra que aborda temas sensíveis, mas também retrata a força dessa mulher, que vence dificuldades para dar o melhor aos filhos. É um filme com uma grande mensagem de resistência, de luta e de fé”, salientou.

A primeira-dama, Janja Lula da Silva, homenageou o trabalho ambiental de “enorme relevância” das mulheres catadoras, que representam 70% da categoria. “Essa noite é uma homenagem a todas as mulheres catadoras de materiais recicláveis. Além de sustentar suas famílias, elas realizam um trabalho ambiental de enorme relevância. Muito obrigada por vocês existirem, o mundo agradece o trabalho de vocês”.

O projeto Cine Alvorada, que tem como objetivo valorizar o audiovisual brasileiro e democratizar o acesso à cultura, já exibiu outros filmes aclamados como O Agente Secreto e Ainda Estou Aqui

Leia mais notícias na TVT News

Assuntos Relacionados