O Dia do Orgulho Lésbico é celebrado em 19 de agosto, data relembra momento em que mulheres lésbicas foram proibidas de vender o jornal “ChanaComChana”, de conteúdo feminista e sáfico no Ferro’s Bar, local que recebia um público LGBTQIAPN+. A ordem de proibição partiu dos proprietários, o que causou uma grande revolta. Os atos manifestantes de 1983 inspiraram a promulgação da data.
Pensando nisso, a TVT News reuniu XX filmes para se ter orgulho de ser lésbica e lembrar que amar outra mulher, sendo uma mulher, é um ato revolucionário.
Ferro’s Bar (2023)
Disponível apenas presencial, mas qualquer pessoa pode solicitar o longa-metragem para transmitir em eventos. Basta entrar em contato com a equipe do Cine Sapatão. Saiba como pedir no perfil do Instagram do filme.
A história você já deve imaginar! O filme trata do movimento lésbico brasileiro a partir do “Levante do Ferro’s Bar”, também conhecido como o “Stonewall brasileiro”. O filme conta com relatos de frequentadores do bar e reflete a experiência de ser lésbica durante a ditadura militar em São Paulo (1964-1985).
Retrato de Uma Jovem em Chamas (2019)
Disponível no Telecine.
Apesar de ter sido lançado apenas há 6 anos, o filme já se tornou um clássico entre as mulheres lésbicas. Dirigido por Céline Sciamma tem a lentidão típica das obras francesas, mas nesse caso não é chato. Faz o público se atentar aos detalhes que vão se escalar numa paixão ardente entre a pintora, Marianne, e Héloïse, a jovem a ser retratada. O problema é que o quadro será enviado para o noivo de Héloïse. Vale ressaltar que as cenas de sexo são artísticas e teatrais.
Love Lies Bleeding: O Amor Sangra (2024)
Disponível no HBO Max.
O drama criminal dirigido por Rose Glass, “Love Lies Bleeding: O Amor Sangra”, é um filme mirabolante produzido pela A24. Lou é uma funcionária de uma academia que se apaixonada Jackie, uma cliente nova que está viajando para Las Vegas para participar de uma competição de fisiculturismo. Tentando encantar, Lou oferece anabolizantes para Jackie que se vicia, mas isso é apenas a ponta do iceberg. O longa-metragem irá viajar para um esquema de corrupção e assassinatos. A violência pode ser pesada, mas o amor prevalece em um recado de que o amor supera tudo, mesmo as maiores bizarrices.
Alguém Avisa? (2020)
Disponível para compra no Youtube.
Em clima natalino, as namoradas Harper e Abby visitam a família de Harper para o jantar anual de festas no final de ano. No entanto, logo após chegar, Abby percebe que a parceira tem mantido o relacionamento em segredo de seus pais conservadores. Beijos escondidos não ficam muito tempo debaixo do tapete e logo a família descobre a homossexualidade. As instigas acontecem, mas spoiler: o preconceito não irá barrar o amor entre as duas.
Flores Raras (2013)
Disponível na Netflix.
O filme é baseado na história de amor real entre a poeta estadunidense Elizabeth Bishop e a arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares. Ambientado em Petrópolis, dos anos de 1950 e 1960, a história coincide com o surgimento da Bossa Nova e a construção e inauguração da capital Brasília. O filme trata a história dessas duas mulheres, as trajetórias de vida e o viver enquanto lésbicas.