Esquerda vai às ruas pela democracia e soberania e direita faz apelo a Trump por anistia a golpistas. Mais do que números, a diferença está na defesa da Pátria: enquanto a direita abria bandeira dos EUA na Av. Paulista, a esquerda e o presidente Lula defenderam a soberania do Brasil.
Um bom brasileiro não foge a luta já dizia o Hino Nacional brasileiro: no local, os participantes gritam “Sem Anistia”, em recado ao Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal (STF) e aos bolsonaristas que tentam articular um projeto para inocentar o ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados de todos os crimes.
Outras pautas estão marcando a manifestação: a justiça tributária com taxação dos super-ricos; a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês; a redução da jornada semanal de trabalho sem corte de salários; a fim da escala 6×1; a defesa do meio ambiente.
Neste 7 de setembro de 2025, o ato se encontra cheio, espantando o frio para ocupar com o calor de uma população ansiosa por um Brasil mais justo e soberano.
As mobilizações foram convocadas pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, pela CUT, pelo Fórum das Centrais Sindicais e pelo tradicional Grito dos Excluídos e das Excluídas. A Central de Movimentos Populares (CMP), que liderou os protestos pelo Fora Bolsonaro em 2022, também está à frente da organização.
Listas de cidades que realizaram atos da esquerda hoje:
AC – Rio Branco AM – Manaus AL – Maceió BA – Feira de Santana BA – Juazeiro BA – Salvador CE – Fortaleza DF – Praça Zumbi DF – Esplanada dos Ministérios ES – Vitória GO – Goiânia MA – São Luís (foi sexta) MG – Belo Horizonte MG – Divinópolis MG – Montes Claros MG – Pouso Alegre MS – Campo Grande MS – Ponta Porã MS – Três Lagoas MT – Cuiabá PA – Belém do Pará PB – João Pessoa PE – Recife PI – Teresina PR – Antonina PR – Apucarana PR – Campo Largo PR – Cascavel PR – Curitiba PR – Foz do Iguaçu PR – Francisco Beltrão PR – Guarapuava PR – Londrina PR – Maringá PR – Ponta Grossa PR – Umuarama RJ – Rio de Janeiro RJ – Miguel Pereira RJ – Petrópolis RN – Caicó RN – Mossoró RN – Natal RN – Parelhas RS – Porto Alegre RS – Santa Maria RS – Jaguarão RR – Boa Vista RO – Porto Velho SC – Florianópolis SC – Blumenau SE – Aracaju Grito dos Excluídos SE – Estância SP – Caraguatatuba SP – São Sebastião SP – São Paulo SP – Santo André SP – Campinas SP – Mauá SP – Aparecida (Grito) TO – Palmas
Veja fotos do 7 de setembro da esquerda em São Paulo
Grito dos Excluídos e das Excluídas em 2025. Foto: Elineudo Meira/@fotografia.75Grito dos Excluídos e das Excluídas em 2025. Foto: Elineudo Meira/@fotografia.75Grito dos Excluídos e das Excluídas em São Paulo em 2025. Foto: PT BrasilManifestantes protestam contra PL da anistia no Grito dos Excluídos e das Excluídas em 2025. Foto: @lucasport01Manifestantes pedem prisão de Bolsonaro e protestam contra Trump no Grito dos Excluídos e das Excluídas em 2025. Foto: @lucasport01Edinho Silva, presidente nacional do PT discursa durante o ato do Grito dos Excluídos e das Excluídas em 2025. Foto: PT BrasilMetalúrgicos do ABC participaram do ato do Grito dos Excluídos e das Excluídas em 2025. Foto: Cadu BazilevskiAto do Grito dos Excluídos e das Excluídas em 2025. Foto: Cadu Bazilevski7 de setembro: Manifestantes defenderam soberania brasileira na praça da República, em São Paulo. Foto: Cadu BazilevskiMovimento dos trabalhadores sem teto (MTST) participaram do ato do Grito dos Excluídos e das Excluídas em 2025. Foto: Cadu BazilevskiAto do Grito dos Excluídos e das Excluídas em 2025. Foto: Cadu BazilevskiMovimento Frente de luta por moradia participou do Ato do Grito dos Excluídos e das Excluídas em 2025. Foto: Cadu BazilevskiMetalúrgicos do ABC participaram do ato do Grito dos Excluídos e das Excluídas em 2025. Foto: Cadu BazilevskiAto do Grito dos Excluídos e das Excluídas em 2025. Foto: Cadu BazilevskiPalestina livre: Manifestantes protestaram contra o genocídio na Faixa de Gaza no Ato do Grito dos Excluídos e das Excluídas em 2025. Foto: Cadu BazilevskiAto do Grito dos Excluídos e das Excluídas em 2025. Foto: Cadu BazilevskiPalestina livre: Manifestantes protestaram contra o genocídio na Faixa de Gaza no Ato do Grito dos Excluídos e das Excluídas em 2025. Foto: Cadu Bazilevski
7 de setembro em Brasília
Desfile de 7 de Setembro em Brasília realça soberania do Brasil nos 203 anos da independência
A celebração do Dia da Independência durou cerca de duas horas e foi amparada por três eixos temáticos – Brasil dos Brasileiros, COP30 e Brasil do Futuro –, além da programação tradicional das tropas das Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea).
O desfile, que começou a partir das 9h, contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de ministros e outras autoridades.
Desfile de 7 de setembro enfatizou a soberania do Brasil além dos avanços do país: SUS e a saída do mapa da fome. Foto: Ricardo Stuckert / PR
Veja imagens do desfile de 7 setembro
Desfile de 7 de setembro enfatizou a soberania do Brasil. Foto: Ricardo Stuckert / PRCurupira, o mascote da COP 30 participou do desfile de 7 de setembro. Imagem: Reprodução Canal GovNo Governo Lula, as Forças Armadas cumprem o papel constitucional. Foto: Ricardo StuckertImagens do Desfile de 7 de setembro: Brasil Soberano. Fotos: Ricardo Stuckert / PRDesfile de 7 de setembro: defesa da democracia e da soberania. Foto: Reprodução TV BrasilDesfile de 7 de setembro: defesa da democracia e da soberania. Foto: Reprodução TV BrasilZé Gotinha participou do desfile de 7 de setembro e convidou o público a tomar vacina. Imagem: Reprodução Canal GovImagens do Desfile de 7 de setembro: Brasil Soberano. Fotos: Ricardo Stuckert / PR