No dia 28 de novembro, a ANCAT (Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis), em parceria com a Coca-Cola FEMSA Brasil e a Fundação Banco do Brasil, inaugura o HUB do Plástico, a maior planta de gestão de plásticos da América Latina operada por catadores(as). O projeto é fruto do compromisso conjunto dessas organizações para promover avanços na reciclagem e na valorização do trabalho dos catadores(as) e suas cooperativas.
Com uma estrutura de 1250m2, o HUB utiliza tecnologia de ponta em seus processos a fim de agregar valor ao plástico reciclável desde a triagem especializada até a comercialização direta com a indústria recicladora. A operação espera alcançar uma produção mensal de 200 toneladas de plástico, beneficiando diretamente 80 catadores(as), que terão acesso a condições de trabalho aprimoradas, capacitação técnica e geração de renda equivalente a pelo menos um salário-mínimo mensal.
Roberto Rocha, presidente da ANCAT, destaca a importância do projeto para o fortalecimento da reciclagem no Brasil: “O HUB do Plástico será muito mais que uma planta de gestão de resíduos. Ele representa uma mudança de paradigma, colocando os catadores(as) e cooperativas no centro da transformação ambiental e social que o Brasil tanto precisa”.
Kleytton Morais, presidente da Fundação Banco do Brasil, reforça a relevância do espaço para a inclusão social e o meio ambiente. “Com este espaço produtivo vamos proporcionar uma transformação socioambiental que remete a um histórico de atuação da Fundação BB que inova ao colocar no centro dos programas e projetos os catadores e suas associações e cooperativas. Nesta caminhada houve um importante amparo de políticas públicas, lançamos editais e estamos somando esforços com setores produtivos e sociedade civil organizada”.
Para a Coca-Cola Femsa Brasil, o projeto reforça objetivos de sua agenda ASG “Junto ao Sistema Coca-Cola, assumimos o compromisso por um Mundo Sem Resíduos, que prevê, até 2030, a reciclagem do equivalente a 100% das embalagens que colocamos no mercado. Essa meta passa por inúmeras ações, e o Hub do Plástico reforça ainda mais essa nossa atuação”, explica Fabiana Meira, vice-presidente Jurídica e de Assuntos Corporativos da companhia. “É importante destacar também o impacto socioeconômico do projeto. Buscamos promover transformações sustentáveis nas comunidades em que atuamos e esse olhar integrado, que abrange desde a gestão de resíduos até a geração de renda, é fundamental para alcançar esse objetivo “, finaliza.
O projeto, que reforça o compromisso dessas organizações com o desenvolvimento sustentável, busca enfrentar os principais desafios da cadeia de reciclagem no Brasil ao integrar os catadores(as) e cooperativas de forma mais estruturada e especializada nesse setor.
A nova instalação, situada na Avenida Lothar Waldemar Hoehne, no bairro Rodeio, em Mogi das Cruzes (SP), marca o início de uma estratégia de expansão nacional do projeto. As próximas unidades já estão planejadas para Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF), reforçando o compromisso de ampliar o impacto social e ambiental em diferentes regiões do país.
A Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT)
Há 24 anos, a Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) tem em sua essência a missão de defender os interesses dos trabalhadores da catação em todo o país e fomentar a economia solidária. Para isso, tem como estratégia o desenvolvimento de projetos na área de reciclagem de embalagens, voltados à qualificação produtiva e fortalecimento econômico da categoria. Braço técnico do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), a ANCAT atua com ênfase na defesa e capacitação de trabalhadores organizados em cooperativas, associações e catadores autônomos.
Com Assessoria de Imprensa