Ministério da Saúde recebe lote com 2,5 mil unidades do antídoto fomepizol para ser utilizado em casos de intoxicação por metanol. Leia em TVT News.
Ministério da Saúde recebe lote com 2,5 mil unidades do antídoto fomepizol
Nesta quinta-feira (9), às 13hs, a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Mariângela Simão, o diretor-presidente da Anvisa, Leandro Safatle, e a coordenadora de Inovação, Acesso a Medicamentos e Tecnologias para a Saúde da OPAS, Ileana Fleitas, recebem o antídoto fomepizol, destinado a reforçar o estoque estratégico do SUS para casos de intoxicação por metanol relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas.
A aquisição, inédita no Brasil, inclui 2,5 mil ampolas compradas por meio do Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
A previsão é que o antídoto comece a ser distribuído aos estados, conforme as necessidades locais e o registro de casos.
Governo Lula cria comitê para discutir casos de intoxicação por metanol
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, anunciou a criação de um comitê para discutir casos de intoxicação por metanol, nesta terça-feira (7), durante reunião com representantes do Governo Federal e de entidades do setor de bebidas. O grupo terá como foco promover uma resposta rápida e articulada para conter os casos de intoxicação por metanol, fortalecer o setor produtivo afetado e integrar informações e boas práticas entre o poder público e a iniciativa privada.
PF apura se metanol abandonado é usado para adulterar bebidas
A Polícia Federal investiga se metanol abandonado por criminosos após operação policial contra infiltração do crime organizado no setor de combustíveis tem sido usado para adulterar bebidas alcoólicas, informou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, nesta terça-feira (7) em entrevista à imprensa.
“Muitos caminhões e muitos tanques de metanol foram abandonados depois desta operação. E esta é uma hipótese que está sendo estudada, trilhada e acalentada pela Polícia Federal”, afirmou o ministro.