Após apagão em SP, Nunes cai na pesquisa Datafolha

Pesquisa Datafolha indica queda de Nunes após o apagão e queda na rejeição de Boulos.
apos-apagao-nunes-cai-pesquisa-datafolha-foto-tv-bandeirantes-tvt-news
Embora Nunes continue à frente, ele caiu 4 pontos em relação à pesquisa anterior, quando tinha 55% das intenções de voto. Foto:TV Bandeirantes

Pesquisa Datafolha de hoje (17), aponta Ricardo Nunes (MDB) na frente da corrida pela Prefeitura de São Paulo, com 51% das intenções de voto no segundo turno. Seu adversário, Guilherme Boulos (PSOL), aparece com 33%, mantendo o mesmo percentual registrado no levantamento anterior. Destaque para a queda de Nunes, possivelmente relacionada ao apagão na capital após chuvas da última sexta-feira (11). A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Dados comparados Datafolha 10/10 e 17/10. Fonte: Datafolha Tabela: TVTNews

Cenários Datafolha

Embora Nunes continue à frente, ele caiu 4 pontos em relação à pesquisa anterior, quando tinha 55% das intenções de voto. Boulos, por outro lado, manteve seus 33%. O percentual de eleitores que declararam intenção de votar em branco ou nulo subiu de 10% para 14%, enquanto 2% dos entrevistados afirmaram não saber em quem votar, mesmo percentual do levantamento anterior.

As entrevistas ocorreram entre os dias 15 e 17 de outubro, após o apagão que atingiu São Paulo e ainda tem reflexos para os moradores da cidade. Ao todo, 1.204 pessoas com mais de 16 anos foram ouvidas presencialmente na capital paulista. O estudo foi encomendado pela Folha de S.Paulo e registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código SP-05561/2024.

Pesquisa espontânea

No cenário espontâneo, em que os entrevistados dizem em quem pretendem votar sem que os nomes dos candidatos sejam apresentados, Nunes aparece com 41% das intenções de voto, percentual idêntico ao registrado na pesquisa anterior. Boulos, por sua vez, oscilou de 29% para 30%. Os indecisos permanecem em 12%, enquanto 10% dos eleitores declararam intenção de votar em branco ou nulo, também sem mudanças em relação à última pesquisa.

Rejeição

A pesquisa Datafolha também mediu o índice de rejeição dos dois candidatos. Nunes apresentou uma leve queda em sua rejeição, de 37% para 35%. Já Boulos, que tem enfrentado maior resistência por parte do eleitorado, registrou um índice de rejeição de 58%, dois pontos a mais que na pesquisa anterior, quando marcava 56%.

Transparência no Datafolha

A campanha de Boulos vem apresentando questionamentos sobre a legitimidade dos dados da Datafolha. Inclusive, seus representantes entraram na Justiça Eleitoral contra os resultados da última pesquisa, divulgados no dia 10 (há uma semana). “O instituto não informou as alterações aplicadas nos resultados originais da pesquisa, que resultaram em números mais positivos para o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) do que os coletados na pesquisa de campo”, disseram seus advogados.

“A intenção espontânea de voto para o segundo turno, por exemplo, apresentava uma diferença de 2 pontos percentuais entre Nunes e Boulos. Mas, após a ponderação, essa diferença aumentou para 12 pontos”, informa nota da campanha. Ainda existem outros questionamentos sobre a metodologia e alterações recentes que, de acordo com os advogados, trouxe imprecisões quanto à rejeição dos candidatos. A Datafolha, por sua vez, respondeu ao dizer que o registro “respeitou todas exigências da Justiça Eleitoral”.

Assuntos Relacionados