Aprovação de Lula atinge maior patamar desde 2024

Presidente é mais aprovado entre mulheres, pessoas a partir de 45 anos e com ensino fundamental e superior
aprovacao-de-lula-atinge-maior-patamar-desde-2024-a-avaliacao-positiva-do-governo-tambem-superou-a-negativa-foto-ricardo-stuckert-pr-tvt-news
A avaliação positiva do governo também superou a negativa. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Pesquisa Latam Pulse, realizada pelo AtlasIntel em parceria com a Bloomberg, divulgada nesta sexta-feira (24) indica que o presidente Lula é aprovado por 51,2% dos eleitores, o melhor índice de aprovação desde janeiro de 2024. É o segundo mês consecutivo em que a desaprovação (48,3%) fica abaixo da aprovação. O mesmo levantamento mostra que o petista sairia vitorioso já no primeiro turno das eleições de 2026. Saiba mais em TVT News.

A pesquisa foi realizada entre 15 e 19 de outubro com 14.063 eleitores de todas as regiões do país. A margem de erro é de um ponto percentual (p.p.) para cima ou para baixo. O nível de confiança é de 95%.

Lula é mais aprovado em Norte, Nordeste, Sul e Sudeste

Em comparação com setembro, a aprovação do presidente Lula cresceu 0,4 pontos percentuais e a desaprovação recuou 0,2 e atingiu o menor patamar desde novembro de 2024. Quem não soube responder se aprova ou desaprova a gestão oscilou de 0,9% para 0,6%.

De acordo com a Latam Pulse, o desempenho do petista é melhor entre mulheres, pessoas a partir de 45 anos, com ensino fundamental e superior. A aprovação supera a desaprovação em todas as regiões do Brasil, exceto no Centro-Oeste, onde Lula é aprovado por 37,2% e desaprovado por 62,6%.

Imagem: AtlasIntel

Avaliação positiva do governo supera a negativa

Pela primeira vez desde novembro de 2024, a avaliação positiva do presidente Lula superou a negativa. São 48% os que que avaliam o governo como “ótimo/bom” e 47,2% os que dizem que é “ruim/péssimo”. De acordo com a AtlasIntel, o resultado reforça a tendência de melhora entre as avalições positivas iniciada em agosto de 2025.

Em relação a setembro, houve crescimento de 1,8 p.p. entre os que avaliam o governo como “ótimo/bom” e queda de 0,8 p.p. entre os eleitores que pensam que a gestão é “ruim/péssima”. Já quem avalia Lula como regular oscilou de 5,8% para 4,8%.

Imagem: AtlasIntel

Confira as repercurssões da pesquisa no Jornal TVT News Primeira Edição

Assuntos Relacionados