Fuvest 2026 resultado: USP divulga lista dos aprovados Fuvest

A pré-matrícula virtual precisa ser feita entre as 8h de 27 de janeiro e as 12h de 30 de janeiro; confira também o resultado do Enem-USP
quais-foram-as-questoes-do-segundo-dia-da-fuvest-2026-tvt-news
Fuvest teve duas opções de redação Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Confira o resultado Fuvest 2026. A lista de aprovados na Fuvest já está disponível. Confira abaixo as listas dos aprovados na 1ª chamada. Leia em TVT News.

FUVEST 2026 divulga a lista de aprovados no Vestibular 2026

A lista de aprovados em 1ª Chamada do Vestibular 2026 da FUVEST também está disponível no site da fundação: https://www.fuvest.br/

As Bancas Especializadas corrigiram as provas da 2ª Fase do Vestibular avaliando a competência do candidato para a articulação de informações e conhecimentos em todas as disciplinas e, com mais profundidade, nas mais diretamente ligadas ao curso pretendido.

Vale lembrar que, pela primeira vez, os candidatos puderam escolher entre duas propostas de redação originadas a partir de uma coletânea única de textos: neste ano, uma dissertativa-argumentativa sobre o tema “O perdão é um ato que pode ser condicionado ou limitado” e uma carta a uma personagem hipotética que tivesse acusado o candidato falsamente da prática de um ato moralmente reprovável, explicando a razão pelas quais concederia ou não o perdão.

“O principal desafio enfrentado pela FUVEST na correção das provas foi justamente a redação, porque era preciso seguir um critério equitativo relativamente às duas propostas”, explica o diretor-executivo da FUVEST, Gustavo Monaco. “Ter conseguido manter a equidade foi importante e estamos bastante tranquilos quanto a esse ponto, o que é muito positivo.”

Confira a lista dos aprovados no ENEM-USP

Também nesta sexta, 23, a FUVEST divulga a lista de candidatos aprovados na 1ª chamada do ENEM-USP 2026, que oferece 1.500 vagas regulares nos cursos de Graduação da USP.

O período de pré-matrícula virtual para os aprovados em 1ª chamada ocorrerá das 8h de 27 de janeiro às 12h de 30 de janeiro, no site da USP. A etapa de efetivação da matrícula, obrigatória para todos os ingressantes que realizarem a pré-matrícula, terá início às 8h de 23 de fevereiro com encerramento às 12h de 25 de fevereiro. Para garantir a vaga, é necessário realizar a primeira etapa de pré-matrícula virtual e a segunda etapa de efetivação de matrícula.

Quando é a matrícula na USP?

Todos os convocados deverão realizar a matrícula em duas etapas virtuais: pré-matrícula e efetivação. A etapa de pré-matrícula virtual precisa ser feita entre as 8h de 27 de janeiro e as 12h de 30 de janeiro. A efetivação da matrícula virtual ocorrerá entre as 8h de 23 de fevereiro e as 12h de 25 de fevereiro.

Aqueles que não constarem nesta primeira lista devem ficar atentos à segunda chamada, que será divulgada em 3 de fevereiro, e à terceira chamada, em 10 de fevereiro. Há, também, a possibilidade de os candidatos manifestarem interesse na Lista de Espera, que receberá o nome dos interessados nos dias 19 e 20 de fevereiro. Serão realizadas três convocações a partir desta lista para ocupar as vagas remanescentes.

confira-as-mudancas-no-vestibular-fuvest-2027-tvt-news
Prova da segunda fase da Fuvest 2025 na Poli Biênio. Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Outras informações sobre a lista de aprovados: https://www.fuvest.br

É possível entrar na USP pelo Enem? Saiba como funciona o Enem-USP

Sim, é possível entrar na USP usando a nota do Enem. Para o ingresso em 2026, o período de inscrição do Enem-USP já acabou, mas com o resultado do Enem que será divulgado dia 16 de janeiro, você já pode se programar. Confira em TVT News como usar a nota do Enem na USP.

Posso usar o Enem na Fuvest?

  • O processo seletivo para entrar na USP usando a nota do Enem chama-se Enem USP;
  • Podem se inscrever estudantes que já concluíram ou vão concluir o Ensino Médio neste ano;
  • Quem já é formado, com diploma de curso superior reconhecido, e devidamente registrado, e que tenham participado das provas do ENEM como candidatos regulares também podem se inscrever.

Com usar o Enem na USP?

As provas, calendário, programas e critérios de pontuação são de responsabilidade exclusiva do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão federal responsável pelo Enem A FUVEST é a responsável pela sistematização das inscrições, classificação dos candidatos segundo os critérios definidos pela Pró-Reitoria de Graduação da USP e convocação dos selecionados.

e-possivel-entrar-na-usp-pelo-enem-saiba-como-funciona-o-enem-usp-tvt-news
A nota do Enem também é aceita na USP no processo seletivo conhecido como Enem-USP. Foto: Julio Cesar Bazanini/USP Imagens

Quantas vagas são oferecidas no Enem-USP

O ENEM-USP oferece 1.500 vagas em diversos cursos da USP. Do total:

● 684 vagas são destinadas à Ampla Concorrência (AC);

● 512 vagas para estudantes EP (egressos de escolas públicas);

● 304 vagas para estudantes PPI (pretos, pardos e indígenas).

Todos os inscritos concorrem às vagas de Ampla Concorrência e podem optar, no momento da inscrição, por participar também das Políticas de Ações Afirmativas.

Assuntos Relacionados