Utilização de assinatura digital gov registra aumento de 92% em 2025. Veja em TVT News como fazer a assinatura digital gov.
Utilização de assinatura eletrônica GOV.BR registra aumento de 92%
A utilização da assinatura digital GOV.BR registrou um aumento de 92% neste ano. Segundo balanço divulgado nesta quarta-feira (28) pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a ferramenta, que integra a plataforma do governo federal, foi usada 75 milhões de vezes entre janeiro e maio. No mesmo período do ano passado, foram 39 milhões de assinaturas. Somente no mês de abril, o número foi superior a 16 milhões.
O secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, afirma que o uso da assinatura digital gov oferece mais praticidade aos usuários:
“A ferramenta permite que a pessoa assine documentos de uma forma simples e rápida em qualquer lugar, no computador ou no celular. Isso evita deslocamentos e custos desnecessários para as pessoas. Essa praticidade explica um crescimento de mais de 92% na comparação com o mesmo período do ano passado”. ]
Ainda de acordo com o secretário, trata-se de uma ferramenta segura e que permite assinar um documento com validade jurídica:
“É importante lembrar que a assinatura tem validade jurídica, segundo a legislação brasileira. Isso significa que ela é absolutamente segura. Ela associa o signatário de maneira individual, e qualquer modificação que aconteça no documento digital é detectada”.
Para usar a assinatura eletrônica, é preciso ter uma conta nível Prata ou Ouro na plataforma GOV.BR.
Veja como fazer a assinatura digital gov
A plataforma oficial do governo federal disponibiliza assinatura eletrônica válida e segura para os brasileiros. Para usar a ferramenta, basta ter uma conta de nível “prata” ou “ouro” no Gov.br.
Caso não tenha conta no Gov.br acesse o link, digite o seu CPF e siga o passo a passo para validar a conta e integrar outras informações para subir para o nível prata ou ouro.
Como fazer uma assinatura digital gov em um documento?
- Etapa 1 Acesse o Portal de Assinatura Eletrônica
Use sua conta gov.br para acessar o portal. Se preferir, baixe o app gov.br (disponível para Android e iOS). - Certifique-se de que sua conta gov.br está validada
Somente contas nos níveis “prata” ou “ouro” podem realizar assinaturas digitais.
- Etapa 2 – Faça login com CPF e senha
Insira seu CPF e senha para entrar.
➤ Se tiver ativado a verificação em duas etapas, informe o código recebido.
Após o login, você será direcionado à tela “Assinatura de documento”.
- Etapa 3 – Adicione o arquivo a ser assinado
Clique em “Escolher arquivo” e selecione um arquivo do seu computador, celular ou tablet.
➤ Extensões aceitas: .DOC, .DOCX, .ODT, .JPG, .PNG, .PDF
➤ Tamanho máximo: 100MB
- Etapa 4 – Escolha o local da assinatura
Clique no ponto do documento onde deseja inserir sua assinatura.
Em seguida, selecione “Assinar digitalmente”.
- Etapa 5 – Faça a sua assinatura eletrônica
Um código de autorização será enviado via aplicativo gov.br.
➤ Para recebê-lo, ative as notificações do app nas configurações do seu celular.
Após inserir o código, uma mensagem de sucesso será exibida e você será redirecionado para o download do arquivo.
- Etapa 6 – Baixe o documento assinado
Clique no ícone de download (similar a este emoji: 📥) e escolha onde deseja salvar o arquivo.
⚠️ Atenção: Não utilize a função “Imprimir” para salvar, pois isso invalida a assinatura digital.
- Etapa 7 – Verifique a assinatura
A autenticação pode ser feita em:
➤ validar.iti.gov.br
➤ App VALIDAR (disponível para Android e iOS)
➤ Também é possível verificar a assinatura no portal de assinatura, basta adicionar o arquivo assinado e as assinaturas serão listadas próximas ao documento, no campo “Assinado digitalmente por”.

Com informações da Agência Brasil e pesquisa de Raquel Novaes
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