Banco Central divulga aumento de 0,2% do IBC-Br

Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) de agosto registou leve aumento de 0,2%
banco-central-divulga-aumento-de-0-2-do-ibc-br-faixada-do-banco-central-foto-marcello-casal-jr-agencia-brasil-tvt-news
Faixada do Banco Central. Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil

Na manhã desta segunda-feira (14), o Banco Central divulgou o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) de agosto. Os números demonstram estabilidade positiva na economia brasileira, com leve crescimento ao registrar avanço de 0,2% em comparação com o mês anterior.

O Índice também indicou que o oitavo mês de 2024 teve alta de 3,1% em comparação com agosto passado. Já no acumulado dos últimos 12 meses, o ganho foi de 2,5%.

O IBC-Br, divulgado pelo Banco Central, é um dos principais termômetros para o Produto Interno Bruto (PIB). O IBC-Br tem periodicidade mensal, mas apenas é divulgado após 45 dias. Ele considera apenas a agropecuária, a indústria, o varejo e os serviços. Além disso, ele usa a base de cálculo do Sistema de Contas Nacional (SCN).

Por ser uma métrica mais simples e rápida que o PIB — que é trimestral ou anual —, o IBC-Br ajuda a perceber se as projeções do PIB irão ou não se concretizar.

Na mesma manhã de segunda-feira (14), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse durante o evento Macro Day, do Itaú BBA, que o governo Lula pode rever novamente a projeção do Produto Interno Bruto (PIB) ainda este ano.

A última revisão do governo aconteceu em setembro, quando estimou que o PIB anual teria crescimento de 3,2%. O número era uma mudança positiva de 0,7% da projeção anterior (2,5).

Por Emilly Gondim

Assuntos Relacionados