Confira o calendário da COP30, em Belém

A Conferência das Nações Unidas para o clima acontece entre 10 e 21 de novembro no Pará
belem-se-prepara-para-cop30-veja-calendario-evento-reproducao-agencia-para-tvt-news
A COP30 terá seis eixos prioritários, incluindo meio ambiente e desenvolvimento social. Foto: Reprodução/Agência Pará

A cidade de Belém, no Pará, se prepara para sediar a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), de 10 a 21 de novembro de 2025. O evento, que terá reuniões com chefes de Estado nos dias 6 e 7 de novembro, é projetado para ser mais do que um simples fórum de negociação, mas sim uma plataforma catalisadora de implementação e inclusão global. Veja a agenda da COP30 na TVT News.

A COP30

Com um programa robusto que abrange mais de trinta temas interconectados, a COP30 foi concebida para refletir os resultados do primeiro Balanço Global. A agenda de Dias Temáticos é um dos pontos centrais, cuidadosamente alinhada com os seis eixos prioritários da presidência do evento:

  • Energia, Indústria e Transporte
  • Florestas, Oceanos e Biodiversidade
  • Agricultura e Sistemas Alimentares
  • Cidades, Infraestrutura e Água
  • Desenvolvimento Humano e Social
  • Questões Transversais

Segundo o embaixador André Corrêa do Lago, presidente designado da COP30, a intenção é “conectar as negociações ao impacto no mundo real, priorizando a implementação, a equidade e a urgência da ação climática”.

A programação temática, que ocorrerá nas Zonas Azul e Verde, foi detalhada pela presidência do evento.

Entre os destaques, estão os dias focados em Adaptação, Cidades e Infraestrutura (10 e 11 de novembro), Saúde, Educação e Direitos Humanos (12 e 13), Transição Energética e Finanças (14 e 15), e Florestas e Povos Indígenas (17 e 18). Nos dias 19 e 20, o foco será em Agricultura e Segurança Alimentar, com debates sobre gênero e tecnologia, incluindo Inteligência Artificial. O último dia, 21 de novembro, será dedicado ao encerramento.

Ana Toni, CEO da COP30, reforça o convite à participação, incentivando que cientistas, ativistas, líderes empresariais e membros da sociedade civil contribuam ativamente para as discussões. “A COP30 é um convite à ação coletiva”, afirma.

Desafios logísticos e preparativos

A proximidade do evento tem gerado debates sobre os desafios logísticos, especialmente em relação à hospedagem. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e outros membros do governo expressaram preocupação com os preços “absurdos” praticados por hotéis e aluguéis na cidade. O ministro do Turismo, Celso Sabino, garantiu que o governo Lula continua em diálogo com o setor hoteleiro para assegurar que as acomodações tenham preços mais justos.

Belém estima receber cerca de 50 mil pessoas. A cidade já conta com 53.003 locais disponíveis e o governo federal disponibilizou uma plataforma com mais de 2,7 mil quartos para delegações. Além disso, 2,5 mil quartos individuais foram reservados para países em desenvolvimento. Em 11 de agosto, uma reunião com o escritório do clima das Nações Unidas discutirá questões de acomodação, transporte, segurança e alimentação.

Para garantir o bem-estar dos participantes, o Sistema Único de Saúde (SUS) estará à disposição de todos. Postos de atendimento médico temporários serão montados na área do evento, operando de 3 a 25 de novembro. O monitoramento da saúde será uma cooperação entre os governos federal, estadual e municipal.

cop30-brasil-amazonia-belem-2025-tvt-news

Programação temática da COP30

  • 10–11 de novembro: Adaptação, Cidades, Infraestrutura, Água, Resíduos, Governos Locais, Bioeconomia, Economia Circular e Turismo;
  • 12–13 de novembro: Saúde, Empregos, Educação, Cultura, Justiça e direitos humanos, Integridade da informação e Trabalhadores. Estes dias também introduzem o Balanço Ético Global, para reforça equidade e responsabilidade moral na governança climática;
  • 14–15 de novembro: Energia, Indústria, Transporte, Comércio, Finanças, Mercados de carbono e Gases não-CO₂. Pretende apoiar esforço global para triplicar a energia renovável, dobrar a eficiência energética e fazer a transição dos combustíveis fósseis de forma justa, ordenada e equitativa;
  • 17–18 de novembro: Florestas, Oceanos e Biodiversidade. Destaque para povos indígenas, comunidades locais e tradicionais, crianças e juventude, pequenos e médios empreendedores; 
  • 19–20 de novembro: Agricultura, Sistemas alimentares e segurança alimentar, Pesca e Agricultura familiar, enquanto também enfatiza liderança de Mulheres e grupos de gênero e pessoas negras. Últimos dias temáticos se concentrarão também em Ciência, Tecnologia e Inteligência Artificial.

Leia outras notícias da COP30

Com informações da Agência Brasil

Assuntos Relacionados