A cerimônia do prêmio Bola de Ouro foi realizada nesta segunda-feira (22), no icônico Théâtre du Châtelet, em Paris. Promovido pela revista France Football, o evento reuniu os maiores nomes do futebol mundial para celebrar os destaques da temporada. Confira todos os premiados na TVT News.
O grande destaque foi Ousmane Dembélé, atleta do PSG, que venceu o prêmio de Melhor Jogador do Mundo e recebeu o troféu das mãos de ninguém menos que Ronaldinho Gaúcho.
Na categoria feminina, a Aitana Bonmatí, do Barcelona manteve sua hegemonia ao conquistar mais uma Bola de Ouro, (pela terceira vez consecutiva), consolidando-se como uma das maiores jogadoras da história.
Apesar de ter representantes em oito categorias (melhor jogador, melhor jogadora, melhor goleiro, melhor jogador sub-21, melhor técnico de futebol feminino e melhor time do ano), o Brasil saiu da cerimônia da Bola de Ouro sem conquistar nenhum troféu.
Entre os indicados, no masculino, Vini Jr., que havia sido vice-campeão na edição anterior, caiu para a 16ª colocação. Raphinha, jogador do Barcelona, ficou em 5º no ranking.
Já no feminino, Marta, seis vezes eleita a melhor do mundo pela FIFA, terminou na 12ª posição, enquanto Amanda Gutierres, atacante do Palmeiras, ficou em 21º lugar.
Nos jovens talentos, Estêvão, atualmente no Chelsea, foi indicado ao Troféu Kopa, que premia o melhor jogador sub-21 do mundo e ficou em 4° lugar.
Já Alisson Becker, goleiro do Liverpool, figurou entre os 10 finalistas ao Troféu Yashin, que reconhece o melhor goleiro da temporada, conquistando a 2º posição.
Enquanto na categoria de treinadores, Arthur Elias, técnico da seleção brasileira feminina, foi indicado ao prêmio de melhor técnico do futebol feminino, mas o troféu ficou com Sarina Wiegman, da seleção inglesa.
E na disputa pelo prêmio de melhor clube do ano, o Botafogo, campeão da Libertadores e do Brasileirão, ficou entre os cinco melhores times do mundo, ao lado de gigantes como Barcelona, Chelsea e Liverpool. O primeiro lugar ficou com o PSG.
Lista de todos os vencedores do troféu Bola de Ouro 2025
Melhor Jogador sub-21: Lamine Yamal (Barcelona)
Melhor jogadora sub-21: Vicky Lopez (Barcelona)
Melhor técnico de futebol feminino: Sarina Wiegman (Inglaterra)
Melhor técnico de futebol masculino: Luiz Enrique (PSG)
Melhor goleiro: Gianluigi Donnarumma (PSG/Manchester City)
Melhor goleira: Hannah Hampton (Chelsea)
Melhor artilheira (futebol feminino): Ewa Pajor (Barcelona)
Melhor artilheiro (futebol masculino): Viktor Gyökeres (Sporting/Arsenal)
Time do ano (feminino): Arsenal
Time do ano (masculino): PSG
Melhor jogadora: Aitana Bonmatí (Barcelona)
Melhor jogador: Ousmane Dembélé (PSG)