O Botafogo oficializou nesta terça-feira (8) a contratação do técnico Davide Ancelotti, de 35 anos, para comandar a equipe no restante da temporada. O italiano, que é filho de Carlo Ancelotti — atual treinador da Seleção Brasileira, assume a vaga deixada por Renato Paiva, dispensado após a campanha no Mundial de Clubes. Saiba mais em TVT News.
Davide desembarcou no Brasil hoje pela manhã no Aeroporto do Galeão. Na parte da tarde, o italiano já se apresenta ao elenco no CT para iniciar as atividades sob o comando do Glorioso.
Junto ao treinador, chegam também dois assistentes. O espanhol Luís Tevenet e o britânico Andrew Mangan. Além deles, também se junta à comissão o preparador físico italiano Luca Guerra.
Esta será a primeira experiência de Davide Ancelotti como treinador principal, ele construiu sua carreira ao lado do pai, iniciando como preparador físico no PSG (2012–2013) e no Real Madrid (2013–2015). Em 2016, assumiu o cargo de auxiliar técnico no Bayern de Munique, tendo passado por Napoli, Everton, Real Madrid e mais recentemente na própria Seleção.
“A contratação de Davide Ancelotti representa mais um passo estratégico no fortalecimento do projeto esportivo da SAF, com base em inovação, ambição e protagonismo internacional”, escreveu o clube nas redes sociais.
O profissional assinou o contrato até o final de 2026.
Sua estreia será já neste sábado (12), no clássico contra o Vasco, marcado para ás 16h30, no Mané Garrincha, em Brasília, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Glorioso ocupa a oitava colocação na tabela de classificação, com 18 pontos, seis atrás do líder Flamengo.
CBF foi notificada sobre contratação
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se pronunciou oficialmente sobre a contratação de David pelo Botafogo.
Em nota, a entidade expressou agradecimento ao clube carioca pela maneira profissional como a diretoria alvinegra conduziu as negociações para a contratação do ex-auxiliar técnico da Seleção Brasileira.
“A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informa que foi oficialmente procurada pela direção do Botafogo de Futebol e Regatas, que manifestou interesse na contratação de Davide Ancelotti, atual auxiliar técnico da Seleção Brasileira, para ocupar o cargo de treinador de sua equipe profissional.
A CBF acredita que esta experiência à frente de um clube do país, especialmente em se tratando do atual campeão brasileiro e da CONMEBOL Libertadores, contribuirá significativamente para o desenvolvimento profissional de Davide, permitindo uma imersão valiosa no cotidiano do futebol nacional.
Desejamos a Davide Ancelotti sucesso em seus novos desafios e reafirmamos nossa confiança em seu retorno ainda mais forte à Seleção Brasileira.”
De volta a Seleção
A CBF também confirmou que Davide Ancelotti possui um acordo para integrar a comissão técnica da Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo de 2026. Segundo o contrato firmado com o Botafogo, há uma cláusula que autoriza sua liberação para atuar ao lado de seu pai, Carlo Ancelotti, exclusivamente durante o torneio. Essa condição, no entanto, não se estende a amistosos e partidas das Eliminatórias.
“Davide Ancelotti está liberado de suas funções na comissão técnica da Seleção Brasileira e, em comum acordo entre as partes, será convocado pontualmente para a preparação final rumo à Copa do Mundo da FIFA de 2026”, afirmou a entidade no comunicado.