Brasileirão: Quatro técnicos já foram demitidos antes da quinta rodada

Ramón Díáz caiu nesta quarta-feira (16). Com apenas quatro rodadas, campeonato vive instabilidade de treinadores
"técnico-do-grêmio-foi-demitido-nesta-quarta-(16).-foto--grêmio.net" ​-tvt-news
Técnico do Grêmio foi demitido nesta quarta (16). Foto: Grêmio.net

O Campeonato Brasileiro Série A 2025 tem sido uma verdadeira dança das cadeiras quando o assunto é comando técnico. Com apenas três rodadas completas — e a quarta ainda em andamento —, quatro treinadores já perderam o cargo. Saiba mais em TVT News.

Nesta quarta-feira (16), Gustavo Quinteros foi demitido do Grêmio. O técnico boliviano não resistiu à goleada por 4 a 1 sofrida diante do Mirassol, pela quarta rodada do Brasileirão. Já no início da noite, o Corinthians confirmou a queda do argentino Ramón Díaz.

A chegada de Quinteros ao Brasil gerou grande expectativa. Com um currículo recheado de conquistas — como as Copas do Chile de 2021 e 2023, a Supercopa de 2022 e o Campeonato Chileno do mesmo ano, todos pelo Colo-Colo —, além do título argentino mais recente com o Vélez Sarsfield, o treinador prometia fortalecer o Grêmio.

Mas a maré virou ainda em março, após a perda do título gaúcho para o Internacional, com um placar agregado de 3 a 1. A crise se intensificou no Brasileirão: em quatro jogos, o time somou apenas três pontos.

No total, Gustavo Quinteros esteve à frente do Grêmio em apenas 18 jogos. Nesse período, conquistou oito vitórias, cinco empates e sofreu cinco derrotas.

Santos demite técnico Pedro Caixinha após início difícil no Brasileiro

Não chegou a quatro meses a passagem do técnico português Pedro Caixinha à frente do comando técnico do time masculino do Santos. Ele foi demitido pela diretoria do clube na segunda-feira (14), um dia após a derrota do Peixe para o Fluminense (1 a 0), no Maracanã, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.

 A equipe santista estreou com derrota para o Vasco (2 a 1) e, na rodada seguinte, empatou em casa com o Bahia (2 a 2). Só voltou a vencer nesta quarta-feira (16), bateu o Atlético-MG por 2×0.

De acordo com nota oficial do Santos, o auxiliar técnico César Sampaio assume o time interinamente. Ele esteve estar à beira do gramado da Vila Belmiro, na vitória contra o galo.

Desde que assinou contrato com o Peixe em 23 de dezembro, Caixinha disputou 17 partidas, somando seis vitórias, quatro empates e sete derrotas. No início da atual temporada, o Santos parou na semifinal, após revés para o Corinthians (2 a 1), em partida única.  

Além do treinador português, também deixam o Santos os auxiliares técnicos Pedro Malta e José Pratas; o preparador físico Guilherme Gomes; e o preparador de goleiros José Belman.

Fluminense demitiu Mano Menezes

Já a primeira demissão do Campeonato aconteceu logo na rodada de abertura. Após o vice-campeonato carioca e sob forte pressão, Mano Menezes foi desligado do comando do Fluminense após a derrota para o Fortaleza na estreia da competição.

Além de Mano, também deixaram o Fluminense seus auxiliares Sidnei Lobo e Thiago Kosloski, além do preparador físico Flávio Oliveira.

O treinador estava no comando do Tricolor das Laranjeiras desde julho de 2024. Durante o período, acumulou 20 vitórias, 13 empates e 13 derrotas. Ele foi substituído por Renato Gaúcho, que também já foi técnico do time.

Queda de Ramón Díaz

O técnico Ramon Diaz, do Corinthians, vivia um momento de pressão intensa no comando técnico, mesmo após ter conquistado o título do Campeonato Paulista há apenas três semanas. Desde a taça levantada, o time venceu apenas uma vez em seis partidas, e o desempenho ruim colocou seu cargo em risco. Fabinho Soldado, diretor de Futebol e Augusto Melo, presidente do time, optaram por sua saída.

O clube informou por meio de nota, que não fez contato com nenhum outro treinador antes da decisão pela saída de Ramón Díaz.

Já Luis Zubeldía, do São Paulo, por outro lado, enfrenta a insatisfação da torcida, que tem manifestado críticas ao desempenho recente do time. Apesar da pressão vinda das arquibancadas, o treinador ainda conta com o respaldo público da diretoria do Tricolor, que mantém apoio ao seu trabalho – ao menos por enquanto.

Quais são os técnicos do Brasileirão?

  • Atlético-MG: Cuca (desde dezembro de 2024)
  • Bahia: Rogério Ceni (desde setembro de 2023)
  • Botafogo: Renato Paiva (desde fevereiro de 2025)
  • Ceará: Léo Condé (desde julho de 2024)
  • Corinthians: Ramón Díaz (desde julho de 2024)
  • Cruzeiro: Leonardo Jardim (desde fevereiro de 2025)
  • Flamengo: Filipe Luís (desde setembro de 2024)
  • Fluminense: Renato Gaúcho (desde abril de 2025, após demissão de Mano)
  • Fortaleza: Juan Pablo Vojvoda (desde maio de 2021)
  • Grêmio: sem técnico após demissão de Gustavo Quinteros
  • Inter: Roger Machado (desde julho de 2024)
  • Juventude: Fabio Matias (desde outubro de 2024)
  • Mirassol: Rafael Guanaes (desde março de 2025)
  • Palmeiras: Abel Ferreira (desde novembro de 2020)
  • Red Bull Bragantino: Fernando Seabra (desde outubro de 2024)
  • Santos: Cesar Sampaio (interino após a demissão de Caixinha)
  • São Paulo: Luis Zubeldía (desde abril de 2024)
  • Sport: Pepa (desde setembro de 2024)
  • Vasco: Carille (desde dezembro de 2024)
  • Vitória: Thiago Carpini (desde maio de 2024)

Assuntos Relacionados