O Cônsul-geral do Brasil em Lisboa, Alessandro Candeas, informou que um brasileiro ficou ferido por causa do descarrilamento do Elevador da Glória, bondinho que está entre as principais atrações turísticas de Portugal. Saiba mais na TVT News.
Ainda de acordo com a autoridade, o brasileiro recebeu atendimento médico e já recebeu alta para ficar em casa. Ainda não se sabe se o cidadão mora em Portugal ou se estava a turismo no local.
O jornal “Diário de Notícias” disse que o brasileiro recebeu atendimento
Descarrilamento do Elevador da Glória aconteceu nesta quarta-feira (3) em Lisboa, Portugal. O acidente deixou 16 mortos e 21 feridos — três estão em estado grave —, informou primeiro-ministro de Portugal, Luis Montenegro.
Na manhã desta quinta-feira (4) havia sido informado o número de 17 mortos, mas foi um erro de registro duplicado que foi desmentido.
A polícia portuguesa divulgou a nacionalidade de 15 das 17 vítimas. Entre elas, há:
- 4 portugueses;
- 2 alemães;
- 2 espanhóis;
- 1 coreano;
- 1 cabo-verdeano;
- 1 canadense;
- 1 italiano;
- 1 francês;
- 1 suíço;
- 1 marroquino.
Um funcionário da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa está entre feridos e outros estão feridos. O veículo era usado para acessar o local de trabalho por muitos, o que deixou o clima apreensivo, de acordo com o jornal “Diário de Notícias”.
O que o governo está fazendo em relação ao acidente no Elevador da Glória?
O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) informou à Agência Lusa que vai abrir uma investigação ao descarrilamento. Outros três bondinhos do tipo funicular de Lisboa estão sendo inspecionados preventivamente por conta do acidente no Elevador da Glória.
Moradores locais apontam nas redes sociais que a causa provavelmente está ligada a falta de manutenção dos equipamento antigos e da superlotação diária nas altas temporadas de turismo português.
A Polícia Judiciária também criou um canal de informações diretas com parentes e amigos próximos das vítimas do acidente. O contato foi divulgado pelo governo de Portugal e é solicitado que apenas familiares e amigos entrem em contato, público geral e imprensa deve se reversar aos meios oficiais e tradicionais já adotados.
A linha conhecida como Elevador da Glória é operada desde 1885 e conecta a Praça dos Restaurantes ao Bairro Alto, duas regiões de grande movimento turístico no centro da capital portuguesa.
Em uma nota, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou que “lamenta profundamente o acidente ocorrido esta tarde com o elevador da Glória, em Lisboa, em particular as vítimas mortais e os feridos graves, bem como os vários feridos ligeiros”, e apresentou “o seu pesar e solidariedade às famílias afetadas por esta tragédia”.