O cineasta brasileiro Victor Dias Rodrigues conquistou um dos mais prestigiados prêmios do audiovisual norte-americano: o New York Emmy Awards. O reconhecimento veio pelo curta-documentário Her Fight: His Name – The Story of Gwen Carr and Eric Garner, no qual Rodrigues atuou como produtor associado. O filme foi vitorioso em três categorias na 68ª edição do prêmio, incluindo Temas de Interesse Social, nomeação que celebra produções de impacto na sociedade. Saiba mais na TVT News.

O documentário, dirigido por Brad Bailey, conta a história de Gwen Carr, mãe de Eric Garner, homem negro que morreu após uma abordagem policial fatal em 2014, em Nova York. A morte de Garner virou um dos símbolos do movimento Black Lives Matter.
O filme registra, por seis anos, a transformação da dor pessoal de Carr em ativismo, retratando sua jornada por justiça até se tornar uma voz influente contra a violência policial nos Estados Unidos.
O cineasta Victor Dias Rodrigues
Brasiliense formado em Cinema pela New York University (NYU), Victor Dias Rodrigues divide sua produção entre São Paulo e Nova York. Antes do Emmy, o cineasta ganhou destaque com All Riders (2021), curta sobre acessibilidade no metrô nova-iorquino exibido pela PBS e em festivais como o DOC NYC. Ele também integrou equipes de longas premiados como Flight/Risk (2022), indicado ao Emmy, e Defiant (2023), exibido no Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF). Os filmes nos quais Rodrigues colabora costumam trazer temáticas de justiça social e representatividade.
Em publicação nas redes sociais, o cineasta descreveu a vitória como “surreal”, destacando o privilégio de poder trabalhar em projetos que importam, com “histórias que desafiam, emocionam e, com sorte, provocam mudanças”.
O feito foi oficialmente reconhecido pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, que, em nota, parabenizou o cineasta e reafirmou o compromisso do país com a diversidade, a justiça social e a valorização da produção audiovisual nacional.
Assista o curta vencedor do New York Emmy Awards
Com informações da coluna de Jamil Chade, no Uol e Ministério das Relações Exteriores
Leia mais notícias na TVT News
- Lula anuncia avanços para professores e destaca educação como prioridade nacional
- Festival do Rio mostra força e a diversidade do cinema nacional
- Governo autoriza 6,7 mil novas contratações para professores em universidades federais
- Reunião de negociação com os EUA deve acontecer nesta quinta, diz Lula