Pela primeira, a Seleção de Cabo Verde garantiu vaga na Copa do Mundo da FIFA, com uma vitória marcante por 3 a 0 sobre Essuatíni, nesta segunda-feira (13), em Praia. Com isso, encerraram as eliminatórias da africanas na liderança do Grupo D. Saiba mais em TVT News.
A campanha foi quase perfeita: apenas uma derrota em dez jogos, superando gigantes como Camarões e Angola. No jogo decisivo, após um primeiro tempo sem gols, Dailon Livramento abriu o placar, seguido por Willy Semedo e Stopira, que fecharam a conta e fizeram o estádio explodir em festa.
Com pouco mais de 500 mil habitantes, Cabo Verde é agora a segunda nação menos populosa a disputar uma Copa, atrás apenas da Islândia (2018). E, com cerca de 4.000 km², tornou-se a menor em área a alcançar o torneio, superando Trinidad e Tobago (2006).
Sob comando de Bubista, ex-jogador da seleção, a equipe mostrou garra e organização. A defesa foi destaque: cinco jogos sem sofrer gols. Isso foi crucial para superar adversários como Camarões, a Líbia de Aliou Cissé e Angola.
O sorteio dos grupos da Copa do Mundo FIFA será em Washington D.C., no dia 5 de dezembro. E a Seleção de Cabo Verde aguarda seus primeiros adversários com expectativa e orgulho.
O time africano garantiu sua vaga como a 22ª seleção classificada para a Copa do Mundo de 2026. Junto aos cabo-verdianos, outras cinco equipes africanas já asseguraram presença no torneio: Argélia, Egito, Gana, Marrocos e Tunísia. A rodada final das Eliminatórias Africanas será disputada nesta segunda (13) e terça-feira (14), definindo os últimos classificados. Os quatro melhores segundos colocados entre os nove grupos avançarão para a repescagem continental, que decidirá quem representará a África na Repescagem Mundial da FIFA.
What a moment for Cabo Verde! The Blue Sharks are going to the #FIFAWorldCup! 🇨🇻🦈@aramco | #WeAre26 pic.twitter.com/PPzHKGBb0a
— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) October 13, 2025
Outras seleções classificadas para a Copa do Mundo
Até o momento, há 22 países classificados para o Mundial de futebol, sendo três os países sede que ganham classificação automática:
- Canadá (país sede)
- EUA (país sede)
- México (país sede)
- Argentina (América do Sul)
- Irã (Ásia)
- Japão (Ásia)
- Nova Zelândia (Oceania)
- Uzbequistão. (Ásia)
- Coreia do Sul (Ásia)
- Jordânia (Ásia)
- Austrália (classificada pela Ásia)
- Brasil (América do Sul)
- Equador (América do Sul)
- Uruguai (América do Sul)
- Colômbia (América do Sul)
- Paraguai (América do Sul)
- Marrocos (África)
- Tunísia (África)
- Egito (África)
- Argélia (África)
- Gana (África)
- Cabo Verde (África)
Com formato inédito, a Copa do Mundo FIFA de 2026 terá 48 equipes divididas em doze grupos de quatro. Os dois primeiros de cada grupo, juntamente com os oito melhores terceiros, se classificarão para as oitavas de final.
Por isso, o novo formato estabelece que as seleções que chegarem à final, a ser disputada no domingo, 19 de julho, na região, terão que ter passado por oito jogos, um a mais que os disputados na última edição, em 2022, no Catar.
Leia mais
- Copa do Mundo 2026: quais são os países classificados?
- Quais seleções ainda podem se classificar para a Copa do Mundo nesta Data Fifa?
- Fifa apresenta Trionda, a bola oficial da Copa do Mundo de 2026
- Fifa apresenta trio de mascotes para a Copa do Mundo de 2026
- Uzbequistão se classifica para a Copa do Mundo pela primeira vez na história
- Brasil vence Paraguai e se classifica para Copa do Mundo de 2026