Evento na África do Sul promove a cachaça e o café brasileiros. Ação foi organizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Leia em TVT News.
Café e cachaça brasileiros são promovidos em evento na África do Sul
Em busca de novos mercados internacionais, cachaça e café do Brasil foram os protagonistas de um evento de promoção comercial realizado em Pretória, na África do Sul, no dia 22 de outubro.
A iniciativa integrou a agenda de promoção comercial coordenada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), com apoio da ApexBrasil e das embaixadas brasileiras ao redor do mundo. O objetivo é ampliar a visibilidade dos produtos nacionais e apoiar sua inserção em novos canais e mercados.
A ação reuniu importadores, distribuidores, empreendedores locais, formadores de opinião e público em geral em uma programação que incluiu palestras, sessões de degustação e rodadas de negócios.
O objetivo foi apresentar o portfólio brasileiro, esclarecer os requisitos de acesso ao mercado sul-africano e fomentar conexões entre empresas brasileiras e potenciais parceiros locais. As palestras abordaram as características dos produtos, informações sobre oferta e processos produtivos, enquanto as degustações destacaram diferentes perfis sensoriais.
As rodadas de negócios proporcionaram encontros estratégicos entre representantes do setor privado brasileiro e potenciais parceiros no país africano.
O evento foi coordenado pelo adido agrícola do Brasil na África do Sul, Carlos Müller, em parceria com a Embaixada do Brasil em Pretória.

Reconhecidos mundialmente pela qualidade e diversidade sensorial, o café e a cachaça do Brasil combinam tradição produtiva com tecnologia. O país é líder global na produção e exportação de café, oferecendo perfis que vão do consumo cotidiano aos segmentos especiais. Já a cachaça, destilado tipicamente brasileiro, vem ampliando sua presença em mercados internacionais graças à versatilidade na coquetelaria e ao seu sabor inigualável.
Brasil promove o ‘Frutas do Brasil Festival na Argentina e reforça relações comerciais
Com o objetivo de fortalecer parcerias comerciais e ampliar a visibilidade da fruticultura nacional, o Brasil realizou, em 22 de outubro, o Frutas do Brasil Festival na capital argentina.
A iniciativa foi coordenada pela adida agrícola do Brasil na Argentina, Andrea Parrilla, com apoio da Embaixada do Brasil em Buenos Aires, em parceria com a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) e empresas brasileiras dos segmentos de espumantes e água de coco.
Promovido no âmbito do projeto setorial Frutas do Brasil, desenvolvido pela Abrafrutas em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o festival reuniu mais de 20 empresas exportadoras brasileiras e atraiu importadores, distribuidores, representantes do varejo argentino, autoridades locais e membros do corpo diplomático.

A programação destacou frutas tropicais brasileiras como manga, banana, melão, abacate, limão e mamão, além de produtos de maior valor agregado, como espumantes nacionais e água de coco. A iniciativa teve como objetivo ampliar a visibilidade da oferta brasileira, evidenciando a diversidade, a qualidade e as práticas sustentáveis da fruticultura nacional.
O encontro incluiu degustações, apresentação de portfólios e rodadas de aproximação entre empresas brasileiras e compradores argentinos, com foco na identificação de oportunidades de negócios e no fortalecimento de parcerias comerciais.
Em 2024, a Argentina importou mais de US$ 1,51 bilhão em produtos do agronegócio brasileiro, dos quais US$ 45 milhões foram em frutas.
De janeiro a setembro deste ano, as exportações brasileiras de frutas para todos os destinos cresceram cerca de 10% em valor, em comparação com o mesmo período de 2024. Esse avanço é resultado da estratégia de ampliação e diversificação de mercados. Na última semana, por exemplo, a Malásia abriu seu mercado para o melão e a maçã brasileiros, elevando para 24 o número de novas oportunidades para frutas na atual gestão.
