Campinas sedia a partir desta terça-feira (29) a 1ª Semana de Desenvolvimento Territorial e Transformação Social, promovida pela Fundação FEAC. O evento, realizado em homenagem ao Dia Mundial das Cidades, celebrado em 31 de outubro, oferece uma programação gratuita voltada para o debate sobre desenvolvimento urbano e territorial.
O destaque da semana será a aula magna com o jornalista Jorge Melguizo, urbanista e ex-secretário de Cultura Cidadã e Desenvolvimento Social de Medellín, que abordará a transformação urbana da cidade colombiana. O encontro acontece às 18h30 no Auditório 1 do campus da PUC-Campinas, com capacidade para até 390 pessoas.
Medellín: de cidade violenta a exemplo mundial
Na década de 90, Medellín enfrentava altos índices de violência, com taxas de homicídio que chegaram a 7 mil pessoas por ano, além de problemas com narcotráfico e crises econômicas. Para reverter essa situação, a cidade apostou em investimentos sociais e urbanísticos, incluindo a construção de um teleférico para integrar áreas desfavorecidas e a criação de parques-bibliotecas que incentivavam a educação e a cultura.
Jorge Melguizo, à frente da Secretaria de Cultura Cidadã e Desenvolvimento Social, teve papel essencial nessa transformação ao implementar políticas de educação, cultura e infraestrutura urbana, que reduziram a violência em até 96,7%. Com essas mudanças, a cidade atraiu novos investimentos, gerou empregos e reduziu as desigualdades econômicas e sociais, com uma queda de 80% nos índices de homicídios.
“Falarei sobre como parcerias entre o setor público, privado e as comunidades foram cruciais para a sustentabilidade das mudanças em Medellín, mesmo com as transformações políticas ao longo dos anos”, adianta Melguizo, reconhecido mundialmente por suas contribuições ao urbanismo social.
Programação da 1ª Semana de Desenvolvimento Territorial e Transformação Social
José Roberto Dalbem, diretor executivo da Fundação FEAC, destaca que é grande a expectativa para a palestra de Melguizo. No entanto, segundo ele, nos dias seguintes, a programação oferecerá debates sobre temas essenciais, como mudanças climáticas, combate às vulnerabilidades sociais, inclusão produtiva, prevenção de desastres, tecnologias sociais e o papel do setor empresarial no desenvolvimento territorial. Esses encontros contarão com a presença de especialistas e instituições de renome, incluindo a PUC-Campinas e a Unicamp.
Na sexta-feira, 1º de novembro, o público poderá participar de uma visita técnica à região dos Amarais, onde a Fundação FEAC desenvolve o projeto Desenvolve Amarais, que visa a transformação positiva da área. A programação completa e inscrições gratuitas para o eventos estão disponíveis no site (clique aqui).