O Canadá elegeu Mark Carney, do Partido Liberal (sigla de centro esquerda no país), nesta segunda-feira (28). Em discurso de comemoração, o primeiro-ministro eleito mandou um recado para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump: Canadá não irá ceder. Entenda na TVT News.
Eleições no Canadá
Na primeira semana de janeiro, o então primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou em pronunciamento a sua renúncia aos cargos de premiê e de líder do Partido Liberal.
Na época, um dos fatores que levou Trudeau a renunciar foi as ameaças tarifárias de Trump. O estadunidense exigia que o Canadá reforçasse a fronteira para impedir a imigração ilegal entre as fronteiras dos dois países. Outros fatores também influenciaram a decisão.
O que motivador principal da renúncia de Trudeau foi o que levou Mark Carney a ser eleito, ambos sendo do mesmo partido: a política tarifária de Trump.
A disputa pelo cargo de primeiro-ministro ocorreu principalmente contra o líder conservador Pierre Poilievre. As eleições que ocorreram na segunda-feira (28), deram 43,6% dos votos para o Partido Liberal.
No Canadá, a população vota para o partido ou coalizão, quem assume é o líder da sigla. Também é decidido a maioria dos legislativo, no qual o Partido Liberal elegeu mais deputados, mas não a maioria da Câmara, ficando com 49%. Dados são do site oficial do governo canadense.

O Partido Liberal conquistou 168 assentos no Parlamento – pouco abaixo da maioria absoluta, de 172 –, enquanto os conservadores obtiveram 144 assentos.
Os canadenses votaram favoráveis a Carney por considerar que o Partido Liberal é mais capaz de lidar com a guerra tarifária imposta por Trump.
O republicano estadunidense afirmou em diferentes oportunidades que o Canadá deveria se tornar o 51º estado dos EUA. Trump também impôs uma taxa de 25% aos produtos canadenses.
A política dos EUA impulsionou uma onda de nacionalismo, o que impulsionou a campanha do Partido Liberal que se posicionou contra as imposições de Trump.
Em discurso, o primeiro-ministro eleito disse: “o presidente Trump está tentando nos quebrar para que a América possa nos possuir. Isso nunca vai acontecer”.
Carney também falou que pretende governar “com todos os partidos, todos os territórios e a sociedade civil”. Ele complementou que “somos todos canadenses, e meu governo trabalhará para e com todos”.