Carnaval 2025: EUA publicam alerta de segurança para turistas no Brasil

Embaixada dos EUA pede para que os turistas evitem ir em favelas durante o carnaval. Também sugere cuidado com golpes e furtos
carnaval-2025-eua-publica-alerta-de-seguranca-para-turistas-no-brasil-evite-ficar-sozinho-e-deixar-o-copo-desacompanhado-foto-tomaz-silva-agencia-brasil-tvt-news
Evite ficar sozinho e deixar o copo desacompanhado. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

A embaixada dos Estados Unidos emitiu um alerta de segurança para os estadunidenses que virão ao Brasil durante o carnaval, que acontece em março. O texto traz dicas para prevenir furtos e golpes que utilizam drogas para deixar a vítima inconsciente. Veja os dez pontos sugeridos para os turistas na TVT News.

As dicas dos EUA para o carnaval:

O texto pede para que os turistas estadunidenses “permaneçam vigilantes” durante toda a viagem ao Brasil. A embaixada dos EUA considera o país perigoso para os gringos durante todo o momento da festividade.

A primeira dica é evitar estar sozinho na cidade, principalmente na parte da noite e não usar jóias de valor. Também pede para que mantenha as janelas fechadas quando estiver em um veículo, para prevenir os furtos — essas dicas valem para os brasileiros, principalmente nos centros das cidades.

O pedido da embaixada pediu atenção para não deixar copos e pratos desacompanhados por correr o risco de adicionarem drogas e assim roubar a vítima.

Se manter antenado às notícias locais é uma sugestão fundamental, principalmente considerando os efeitos das mudanças climáticas no Brasil. O clima oscila entre chuvas fortes e calor intenso. Em ambos os casos, é necessário mudança no comportamento das pessoas, desde as roupas até o que levar na bolsa.

As dicas acima podem ser aplicáveis para todos os cidadãos para uma experiência mais tranquila, ainda sim não sugere que o país seja inseguro para viver.

O problema aparece quando a embaixada solicita para que os estadunidenses não frequentem favelas, mesmo que seja trajeto dos blocos de rua. O pedido evidencia um teor preconceituoso com as comunidades brasileiras. É necessário cuidado como em todos os lugares.

Assuntos Relacionados