A última semana de julho terá tempo frio e ventos fortes na região Sul e Sudeste. A mudança foi causada por um ciclone extratropical que começou no Rio Grande do Sul. Saiba as temperaturas da semana e como se cuidar na TVT News.
O mapa abaixo mostra em verde regiões que devem ter chuva. Quanto mais escuro o tom, maior o volume de água de que deve cair.

Frio e chuva no Brasil
A temperaturas devem cair em todo o país nestes últimos dias de férias escolares. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta amarelo de frio para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Os estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Rondônia também serão parcialmente afetados pela temperatura.
Alerta do INMET indica que as temperaturas devem cair entre 3ºC a 5ºC em comparação com os outros dias e representa que o frio pode causar leves riscos à saúde.
O INMET também emitiu um alerta laranja para ventos costeiros para o litoral paulista. Cidades que adentram o estado também pode sofrer com a ventania. Na cidade de São Paulo, a madruga desta segunda-feira (28) já foi marcada pelos ventos fortes.
As ondas no litoral podem alcançar até 3 metros de altura.
Segundo Climatempo e MetSul meteorologia, na capital paulista e em municípios da Grande São Paulo, a expectativa é que as rajadas de vento cheguem a 80 km/h a100 km/h nesta segunda-feira (28).
A temperatura na capital paulista deve chegar a 7ºC na mínima de terça-feira (29) com máxima de 20ºC, de acordo com o sistema da The Weather Channel. No dia, a amplitude térmica será de 13ºC.
A máxima não é quente, mas saia com uma camiseta ou blusa mais fina por baixo das várias camadas de roupas para não passar calor quando o dia estiver mais quente. Também não se esqueça do guarda-chuva, não está previsto chuva, mas o ar está úmido então pode ter ventos que lembram garoa.
Veja o tempo frio para o centro de São Paulo pelo The Weather Channel:

Além do frio, ventos fortes em São Paulo (SP)
A Defesa Civil do estado de São Paulo emitiu um alerta para a previsão de ressaca no litoral paulista e de ventos fortes em todo território do estado nesta segunda-feira (27).
As rajadas mais intensas devem atingir principalmente a faixa Leste paulista, incluindo as regiões do Vale do Ribeira, Itapeva, Sorocaba, Campinas, Capital e região metropolitana, Vale do Paraíba e todo o litoral Paulista.
“Há risco para queda de árvores, destelhamentos e danos em estruturas, pois há risco de queda de galhos e árvores. Por isso, não se abrigue debaixo de estruturas metálicas frágeis, como tendas ou coberturas improvisadas”, destacou a Defesa Civil, no alerta.
O órgão orienta as pessoas a reforçar telhados, janelas e portas com travas e trancas; retirar objetos soltos de áreas externas, como vasos, bicicletas, lonas e móveis de jardim; evitar estacionar veículos próximo a árvores ou postes; e manter distância de fiações elétricas.
Há previsão também de ressaca marítima em todo o litoral Paulista, com ondas que podem atingir até 3 metros de altura.
“A Defesa Civil recomenda atenção redobrada em áreas costeiras, especialmente para embarcações de pequeno porte, pescadores, praticantes de esportes aquáticos e frequentadores de praias”, destacou o órgão.
As rajadas de ventos fortes potencializa a sensação de frio, por isso cuidado ao sair na rua.
Também há um alerta amarelo de tempestade acionado pelo INMET que dura até a noite desta segunda-feira (28) para os estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
