Cientistas vencem Nobel de Física por revolucionar inteligência artificial

John Hopfield e Geoffrey Hinton foram reconhecidos por contribuições no desenvolvimento da IA
Tela de apresentação do anúncio do Prêmio Nobel de Física de 2024 — Foto: Nobel

Os cientistas John Hopfield e Geoffrey Hinton são os vencedores do Prêmio Nobel de Física 2024 pela Academia Real de Ciências da Suécia nesta terça-feira (8). O prêmio, no valor total de 11 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 5,8 milhões), será dividido igualmente entre eles.

Hopfield, dos Estados Unidos, e Hinton, do Reino Unido, foram reconhecidos por suas “descobertas e invenções fundamentais no aprendizado de máquina com redes neurais artificiais”, que são essenciais para o desenvolvimento da inteligência artificial (IA). Essas redes permitem que computadores realizem tarefas complexas de maneira semelhante ao funcionamento do cérebro humano.

O comitê do Nobel destacou a importância das contribuições dos cientistas: “Embora os computadores não possam pensar, as máquinas agora imitam funções como memória e aprendizado, graças ao trabalho dos laureados do Prêmio Nobel de Física de 2024.”

Hinton, nascido em Londres, em 6 de dezembro de 1947, é pesquisador da Universidade de Toronto, no Canadá, e consultor do Google e do Instituto Vector, especializado em IA. Hopfield, nascido em Chicago, em 15 de julho de 1933, é professor emérito da Universidade de Princeton, conhecido por suas contribuições à neurobiologia e física teórica.

Apesar dos avanços na premiação, a representatividade feminina no Nobel de Física ainda é limitada: até 2023, apenas cinco mulheres haviam recebido o prêmio, incluindo Marie Curie, a primeira laureada.

Assuntos Relacionados