Cineasta brasileira segue detida nos EUA

Bárbara Marques está presa nos EUA desde 16 de setembro. Família diz que brasileira sofreu maus tratos
cineasta-brasileira-segue-detida-nos-eua-barbara-marques-cineasta-brasileira-detida-nos-eua-e-transferida-e-pode-receber-visitas-foto-instagram-barbaramarianamarques-tvt-news
Bárbara Marques, cineasta brasileira detida nos EUA é transferida e pode receber visitas. Foto: Instagram @barbaramarianamarques

A cineasta brasileira Bárbara Marques, natural de Vitória (ES), segue detida nos EUA desde 16 de setembro. Leia sobre o caso da brasileira presa nos EUA com a TVT News.

Por Luis Nascimento

Cineasta brasileira detida nos EUA é transferida e pode receber visitas; caso mobiliza autoridades e sociedade

A cineasta Bárbara Marques, natural de Vitória (ES), foi detida no dia 16 de setembro, após comparecer a uma audiência nos Estados Unidos relacionada ao processo de solicitação de seu green card. Segundo o ator norte-americano Tucker May, seu marido, Bárbara foi separada de seu advogado durante o procedimento e levada sob custódia por agentes de imigração.

Em uma publicação no Instagram, Tucker afirmou que a prisão estaria ligada a uma audiência judicial de 2019, da qual Bárbara nunca teria sido notificada.

“O motivo da detenção foi uma audiência judicial perdida em 2019, da qual minha esposa nunca foi notificada. Desde então, temos trabalhado com advogados para corrigir a situação. O centro de detenção de Adelanto tem, ativamente, dificultado a comunicação dela com a defesa, atrasando a entrega de documentos enviados ao local”, relatou Tucker May nas redes sociais.

Após a detenção, Bárbara foi levada para o Centro de Detenção de Adelanto, na Califórnia, e enfrentou dificuldades para ter acesso à defesa legal, além de atrasos na entrega de documentos importantes. Mesmo após uma ordem judicial para suspender sua deportação, ela foi transferida para um local não revelado, o que gerou preocupação entre familiares e apoiadores.

Na última atualização, Tucker informou que ela foi transferida de volta para o Centro de Detenção de Adelanto, na Califórnia, o mesmo local onde esteve inicialmente. Embora esteja agora mais próxima de casa, a família ainda enfrenta um cenário de incerteza e preocupação constante.


Mobilização nas redes sociais e apoio político reforçam luta pela proteção de Bárbara Marques

O caso ganhou ampla repercussão nas redes sociais. Em uma publicação no Instagram de Tucker May, marido de Bárbara, um seguidor comentou: “Nosso país tornou-se tão cruel e odioso. Estou tão envergonhado.” Outro acrescentou: “Sinto como se fosse uma verdadeira caça às bruxas. Sem respeito às regras, às leis. Tudo em nome de uma ‘limpeza’ que só revela o quão frágil é essa suposta democracia americana. Lamento por todos! Resistam!”

Desde a prisão de Bárbara, Tucker tem utilizado suas redes sociais para denunciar as condições enfrentadas pela esposa. Entre os relatos, ele menciona maus-tratos, como a falta de atendimento médico, transporte em condições degradantes e a privação de necessidades básicas, como alimentação, água e descanso.

Em uma postagem, a cineasta queer e roteirista Nikki Groton comemorou a notícia de que Barbara Marques provavelmente não enfrentará deportação imediata e está de volta ao sul da Louisiana. “Tudo isso graças ao trabalho coletivo e à mobilização nas redes sociais.

Apesar do governo dos EUA estar em shutdown, as operações de fiscalização do ICE são consideradas ‘essenciais’”, escreveu a cineasta.

Em visita a Brasília na última quarta-feira (1º), a deputada estadual Camila Valadão (PSOL), que preside a Comissão de Direitos Humanos da Ales, entregou pessoalmente o documento ao Ministério das Relações Exteriores. Ela esteve acompanhada do deputado federal Hélder Salomão (PT).

“Bárbara é uma cidadã brasileira, capixaba, e não pode ficar desamparada. É urgente que o Consulado-Geral do Brasil em Los Angeles atue no caso e tome providências diplomáticas imediatas”, afirmou a parlamentar.

Camila destacou ainda que a comissão acompanha a situação desde a semana passada e continuará em contato com a família da cineasta para garantir seus direitos.

Quem é Barbara Marques?

Bárbara Marques é uma cineasta brasileira natural de Vitória, Espírito Santo, conhecida por seus curtas-metragens premiados, como Dia de Cosme e Damião (2016), Cartaxo (2020) e Basement (2021). Formada em Cinema pela Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, iniciou sua carreira artística no teatro, atuando em peças como O Santo e a Porca, de Ariano Suassuna. 

cineasta-brasileira-segue-detida-nos-eua-barbara-marques-cineasta-brasileira-detida-nos-eua-e-transferida-e-pode-receber-visitas-foto-instagram-barbaramarianamarques-tvt-news
Bárbara Marques é uma cineasta brasileira natural de Vitória, Espírito Santo, conhecida por seus curtas-metragens premiados. Foto: Instagram @barbaramarianamarques

Assuntos Relacionados