O Governo Federal autorizou, nesta quarta-feira (8), a nomeação de 459 aprovados na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU). A medida foi formalizada por meio da Portaria nº 8.730, assinada pela ministra Esther Dweck, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), e publicada no Diário Oficial da União. Saiba mais na TVT News.
Os nomeados ocuparão o cargo de Analista Técnico de Políticas Sociais, carreira de nível superior voltada à formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas em diversas áreas sociais. Esses profissionais terão papel estratégico na consolidação de políticas sociais como políticas de Estado, contribuindo para a implementação de programas voltados à saúde, previdência, emprego e renda, segurança pública, desenvolvimento urbano, segurança alimentar, assistência social, educação, cultura, cidadania e direitos humanos.
Após a publicação da portaria, as próximas etapas incluem a nomeação formal dos aprovados e, em seguida, a posse dos novos servidores. A autorização abrange os aprovados dos editais nº 2, nº 4 e nº 5 da primeira edição do CNU, todos vinculados ao MGI. Segundo o ministério, a medida reforça o compromisso do governo com o fortalecimento da capacidade técnica do Estado e com a ampliação da presença de servidores qualificados em áreas estratégicas da administração pública.
Segunda edição mobiliza mais de 760 mil candidatos
Enquanto os aprovados da primeira edição se preparam para assumir seus cargos, o governo segue com a segunda edição do Concurso Nacional Unificado, cuja primeira fase ocorreu no domingo, 5 de outubro. Conhecido popularmente como o “Enem dos Concursos”, o certame atraiu mais de 760 mil candidatos, que concorrem a 3.652 vagas distribuídas entre 32 órgãos da Administração Pública Federal.
As provas foram aplicadas em 1.294 locais distribuídos por 228 cidades e contaram com o apoio logístico de mais de 11 mil agentes de segurança.
Os gabaritos preliminares foram divulgados na segunda-feira (7), no portal da banca organizadora. O prazo para apresentação de recursos contra as questões das provas termina nesta quarta-feira (8). As provas contemplaram diversas áreas do conhecimento, organizadas por blocos temáticos. Entre os blocos de nível superior, estão Seguridade Social; Infraestrutura, Engenharia e Arquitetura; Justiça e Defesa; Administração Pública e Governança; Desenvolvimento Socioeconômico; e Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia. Para o nível intermediário, os blocos incluíram Saúde e Regulação.
Com Secom