Fumaça preta às 6h53 desta quinta-feira (8), segundo dia de votação. Ainda não foi desta vez que o novo Papa foi eleito. Veja as notícias do conclave com a TVT News.


Fumaça preta no Vaticano: novo Papa ainda não foi eleito
No segundo dia de eleições do conclave não houve consenso entre os cardeais eleitores, por isso, os votos foram incinerados com uma substância que gera a fumaça preta.
Votações sequenciais devem começar na tarde italiana ainda hoje (quinta, 8). Se o Papa for eleito na primeira rodada de votação da tarde, o resultado deve sair por volta das 12h30 (Horário de Brasília), caso não haja consenso não tem fumaça nesse horário.
A previsão é que a próxima fumaça aconteça às 14h (Horário de Brasília) – preta ou branca.

Veja o cronograma do conclave
A previsão é que o público veja duas fumaças por dia
As portas da Capela Sistina foram fechadas na quarta-feira (7) por volta das 13h (horário de Brasília) — isso marca oficialmente a escolha do novo papa.
Os 133 cardeais que participam do conclave estão em isolamento. O único meio de contato com o mundo é por meio da fumaça que sai por uma chaminé da Capela Sistina.
Católicos e outras pessoas aguardam a fumaça branca que anunciará: a Igreja católica tem um novo pontífice.
Quinta-feira (8)
- 12h30 – Fim de votação; novamente, só haverá fumaça branca se de fato um papa for eleito
- 14h00 – Fim de nova votação e, caso não haja papa, a fumaça preta sairá da chaminé
Se a fumaça preta prevalecer nesta quinta-feira, novas votações devem acontecer nos dias seguintes em busca de eleger o novo papa.

Quando o novo Papa será anunciado?
- Se o novo Papa for eleito, o anúncio Habemus Papam deve ocorrer entre 45 min e 1h após a fumaça branca
- Portanto, se o Papa for eleito na votação da manhã, o anúncio na sacada da Basílica de São Pedro deve ser por volta das 13h (8h, de Brasília).
- Se a eleição do novo Papa acontecer na eleição da tarde, o Habemus Papam deve ser por volta das 18h30 (13h30, de Brasília).

Papa do Brasil: quem são os cardeais brasileiros no conclave
Sete cardeais brasileiros participam do conclave que vai eleger o sucesso do Papa Francisco. O primeiro Papa do Brasil pode ser um deles. Analistas dizem que as chances são pequenas, mas não impossíveis, afinal o conclave pode guardar surpresas. Conheça os cardeais brasileiros com a TVT News.
Quem são os candidatos a Papa do Brasil?
Com a morte do Papa Francisco em 21 de abril, a Igreja Católica deu início ao conclave, o processo de escolha de um novo líder. Os cardeais aptos a serem eleitores na decisão do sucessor são aqueles com menos de 80 anos de idade. Entre 135 cardeais, sete são brasileiros.
Qual cardeal brasileiro com mais chances no Conclave?
O arcebispo da Arquidiocese de São Salvador da Bahia e primaz do Brasil, Dom Sérgio da Rocha, é um dos sete cardeais brasileiros favoritos para o cargo de papa. O nome do cardeal brasileiro apareceu na lista divulgada pelo jornal francês “Libération”. Além dele, especula-se o nome de Dom João Braz de Aviz, arcebispo emérito de Brasília. Ele teria um perfi moderado, que faria a transição do pontificado de Francisco.
Veja outras notícias sobre o conclave que vai escolher o novo Papa
- Instalada chaminé na Capela Sistina que anunciará novo papa
- Novo papa: “América Latina não terá chance dessa vez”, diz Frei Betto
- Frei David: “Papa Francisco trouxe a Igreja para o povo”
- Caixão de madeira e lápide simples: como são os ritos até o funeral do Papa Francisco
- O primeiro papa latino-americano foi o 1° em muitas coisas
- Conclave tem início nesta quarta-feira: entenda como funciona
- Papa do Brasil: quem são os cardeais brasileiros no conclave