3° dia da COP30: direitos humanos, cultura e mundo do trabalho em pauta

Al Gore e Michele Bachelet também estarão hoje na COP30
cop-30-resumo-belem-amazonia-brasil-dia-30-conferencia-das-partes-mudancas-climaticas-clima-tvt-news
Participantes chegam para a 30ª Conferência das Partes (COP30). Foto de Sergio Moraes/COP30

Os temas de negociação do 3° dia da COP30 são  saúde, trabalho, educação, cultura, justiça e Direitos Humanos, integridade da informação e Trabalhadores. Confira as notícias sobre a COP30 com a TVT News.

Programação do 3° dia da COP30: capacitar e preparar pessoas para acelerar o progresso

Neste dia 12, a COP30 destaca a transição impulsionada pelas pessoas, na qual o trabalho, o aprendizado e a cultura moldam um futuro justo e resiliente.

O dia começa com o lançamento da Iniciativa Global sobre Empregos e Capacitação para a Nova Economia, que apresenta seu primeiro Relatório Principal e Agenda de Ação, com o objetivo de apoiar países e setores produtivos na integração de empregos decentes e programas de capacitação em seus planos de transição.

As Sessões sobre Adaptação Indígena darão destaque a soluções climáticas locais e a novas abordagens de financiamento direto, enquanto a Cúpula de Investidores Institucionais (Asset Owners Summit) reunirá os principais investidores globais para alinhar o capital com as metas de transição.

Uma mesa-redonda sobre Desenvolvimento de Habilidades para Mulheres e Jovens abordará inovações locais que impulsionam a transição justa, e o painel “Narrativas e Contação de Histórias para Enfrentar a Crise Climática” vai debater como a arte e a cultura podem transformar mentalidades e inspirar mudanças.

Em todas as discussões, o Dia 3 reforça que a ação climática eficaz começa pelas pessoas — suas habilidades, criatividade e compromisso compartilhado com um futuro sustentável.

cop-30-resumo-belem-amazonia-brasil-dia-30-conferencia-das-partes-mudancas-climaticas-clima-blue-zone-green-zone-zona-azul-zona-verde-tvt-news
Pavilhões dos países e movimentação na Blue Zone da COP30. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Al Gore, ambientalista e ex-vice-presidente dos Estados Unidos está na COP30

A presença de autoridades internacionais e a divulgação de dados inéditos do IBGE sobre a Amazônia Legal devem são os destaques deste terceiro dia de COP30, em Belém, no Pará.

Às 10h, o IBGE apresenta um estudo inédito sobre as áreas protegidas da floresta, com um retrato ambiental e estatístico da região. Serão detalhados também a quantidade de habitantes em unidades de conservação, terras indígenas e territórios quilombolas.

Outro evento especial ocorre pela manhã. Al Gore, ambientalista e ex-vice-presidente dos Estados Unidos; e Simon Steel, secretário executivo da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. Eles vão discutir a transformação de dados climáticos em ações climáticas.

A ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet, também participa neta quarta-feira, junto com a ministra de Direitos Humanos do Brasil, Macaé Evaristo, de um painel sobre os “Desafios para a proteção ambiental na democracia”.

A ministra Macaé Evaristo tem agenda cheia. Um pouco antes, ela e a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, vão integrar o evento de Alto Nível, ao lado da subsecretária-geral das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Ilze Kehris; e do defensor de direitos humanos francês Michel Forst.

No fim da tarde, 17h30, a ministra de Direitos Humanos apresenta uma versão revisada do Protocolo Nacional para a Proteção Integral a Crianças e Adolescentes em Situação de Riscos e Desastres.

Mas a COP em Belém vai além das Zonas Azul e Verde e se espalha para além da capital paraense. O ministro Guilherme Boulos, da Secretaria-Geral da Presidência, visita nesta quarta-feira a Cozinha Comunitária Sustentável, no município de Ananindeua, organizado pela Itaipu.
 
Às 13h, acontece no Pavilhão Círculo dos Povos o Ritual de Abertura da COP Indígena. A Aldeia COP foi instalada na Universidade Federal do Pará, para receber até três mil indígenas.

Cúpula dos Povos começa na COP30

Movimentos sociais, redes e organizações populares de todo o mundo ser reúnem nesta quarta-feira (12), às margens do Rio Guamá, em Belém (PA), para a abertura da Cúpula dos Povos.

Em uma agenda que se estende até o dia 16 de novembro, o encontro deve reunir, na Universidade Federal do Pará, milhares de pessoas com o objetivo de trazer perspectivas sociais e ambientais em encontros paralelos à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).

Confira a programação da Blue Zone do 3° dia da COP30

Os eventos da Agenda de Ação são organizados e conduzidos por seus respectivos proponentes.

  • 9h30 – 10h30 Promoção da Integridade da Informação sobre Mudança do Clima

    Este workshop interativo reunirá diversos atores para fortalecer a integridade da informação sobre mudança do clima por meio de cooperação internacional, pesquisa e inovação. O evento criará um espaço para desenvolver campanhas estratégicas de comunicação baseadas em ciência, compartilhar ferramentas e políticas que assegurem transparência e explorar oportunidades de financiamento por meio do Fundo Global para a Integridade da Informação sobre Mudança do Clima. A sessão também enfatizará a responsabilidade corporativa, incentivando práticas éticas de comunicação e investimento contínuo em jornalismo climático confiável e responsável.
    Local: Sala Temática – Eixo 6 da Agenda de Ação

  • 10h30 – 12h00 Evento de Alto Nível/Ministerial “Adaptação Indígena”
    Esta mesa-redonda de alto nível destacará caminhos de adaptação liderados por povos indígenas, do território para o mundo, promovendo um diálogo estratégico entre governos, lideranças indígenas, fundos multilaterais e a UNFCCC. Os resultados fortalecerão políticas climáticas e mecanismos de financiamento direto.
    Local: Sala de Eventos Especiais nº 1 – “São Francisco” (Square-60)

  • 14h30 – 17h45 Evento de Alto Nível “Cúpula de Investidores Institucionais (Asset Owners Summit)”
    Cúpula de alto nível, a portas fechadas, reunindo investidores institucionais e líderes empresariais para construir consenso sobre as soluções e regiões prioritárias para a transição, políticas eficazes que acelerem a alocação de capital nesses mercados e a fundamentação fiduciária e narrativa para o financiamento da transição.
    Local: Sala de Eventos Especiais nº 1 – “São Francisco” (Square-60)

  • 17h00 – 18h00 Narrativas e Contação de Histórias para Enfrentar a Crise Climática
    Esta sessão explorará como a cultura, a contação de histórias e as artes podem impulsionar a conscientização climática e promover mudanças de comportamento para um modo de vida sustentável. O evento reunirá artistas (Luciano Huck e Gilberto Gil), líderes (Min. Margareth Menezes, Minb. Claudia Roth e Davi Kopenawa), formuladores de políticas e outros participantes para apresentar iniciativas criativas que mobilizam a sociedade em apoio à meta de 1,5°C.
    Local: Sala Temática – Eixo 5 da Agenda de Ação

Assuntos Relacionados