Em meio à agenda diplomática que domina os bastidores da COP30, o Brasil expôs hoje uma visão de futuro que pode ser impulsionada com ação política. No centro das soluções, está o uso do Hidrogênio verde como combustível alternativo sustentável. Entenda na TVT News.
A visita conjunta do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, e do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, ao lounge em que está exposta a embarcação-escola JAQ H1, a primeira do gênero no mundo movida a hidrogênio verde, trouxe uma iniciativa real para a Agenda das Nações Unidas de descarbonização.
Recepcionados por Ernani Paciornik, idealizador do JAQ Hidrogênio e presidente do Grupo Náutica, em parceria com organizações como o Itaipu Parquetec e GWM, as autoridades conheceram o barco de 36 metros que marca o lançamento do projeto pioneiro.
Na ocasião, o Ministro da Casa Civil confirmou a assinatura do decreto para este ano que regulamenta as leis do hidrogênio, e que institui o Programa de Desenvolvimento do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono. Este programa prevê a liberação de R$ 18,3 bilhões em créditos fiscais até 2032 para projetos que tornem o H2V economicamente competitivo. O decreto regulamentador aguarda o aval final da Casa Civil.
Ele destacou o potencial brasileiro da costa e interiores e disse que “o hidrogênio veio para ficar, agora é ganhar escala e baratear custos tanto para navios de serviços, mas também para barcos à população, como os de transporte”.
“Queremos que o Brasil se torne uma referência em hidrogênio verde e geração de energia limpa, e passe a abrigar data centers como o de energia solar e de energia eólica”, destacou Rui Costa.
“Estamos fazendo rápido (o decreto) para que até final do ano já possamos começar a colher os frutos, como este (JAQ Hidrogênio) e outros projetos que estão em curso que apoiamos. Estamos focados no apoio ao hidrogênio verde e na geração de energia. Isso tudo se complementa e que o Brasil possa estar na liderança da energia consumida ser a mais limpa do mundo”, destacou o Ministro durante a visita.
Hidrogênio na COP30
Paciornik, em conversa com a comitiva, reforçou o peso simbólico e prático da iniciativa: “Nosso objetivo é cuidar dos biomas, navegar sem poluir e, ao mesmo tempo, levar educação, e mostrar que o Brasil está preparado para liderar essa transformação e o apoio do Governo é fundamental”.
O Projeto JAQ, além da sua missão focada em educação ambiental e pesquisas, pode transformar o Brasil em referência global no uso de energia limpa para o transporte marítimo. A embarcação JAQ H1, é exibida ao público em Belém, na Estação das Docas, com a sua hotelaria interna operando com zero emissões por meio de célula a combustível na fase inicial. Além disso, o JAQ H2, embarcação prevista para ser apresentada em 2027, será 100% autossuficiente produzindo o próprio hidrogênio a partir da água do mar. Já a embarcação JAQ H1, exposta no evento, além de ter as suas operações internas movidas a hidrogênio verde, vai receber no mês que vem motores híbridos capazes de reduzir em 80% as emissões de carbono, com o uso de apenas 20% de hidrogênio.
